sábado, 26 de março de 2016

Como o ter um armário-cápsula é ser ecológico

Nos últimos dois anos, por essa blogosfera fora, muito se tem falado de armários-cápsula. Inicialmente pensei que fosse só uma moda ou mais uma maneira diferente de nos fazer consumir mais e mais. 
Mas não.
Após alguma investigação sobre o assunto, cheguei à conclusão que é uma forma de promover a sustentabilidade e o consumo consciente, em matéria de vestuário. Além disso promove a criatividade e leva a um maior auto-conhecimento.

O nosso dia-a-dia moderno pode ser bastante agitado, stressante e bem atarefado. Juntando a isso a pressão de se ter que andar sempre bem vestidos e apresentáveis, o simples acto de nos vestirmos de manhã pode se tornar uma tarefa irritante e de dar vontade de "arrancar os cabelos" logo ao acordar.
Para quem sente isso e/ou para quem quer praticar uma vida mais sustentável, sem abdicar do estilo, este conceito de organização do guarda-roupa pode ser a solução.

Como? Eu explico:
Um armário-cápsula é constituído por um conjunto fixo de peças de roupa por estação (não aumenta), que tenham o maior número de combinações possíveis entre si e que permitam suprir todas as necessidades diárias de visuais profissionais e de lazer.
Este número de peças varia entre as 20 e as 40 e pode-se incluir ou não (é à escolha) o calçado e os acessórios (lenços, carteiras...). Não se inclui roupa interior, nem roupa de dormir ou desporto.

(Exemplo de armário-cápsula. Imagem daqui)


E porque é que esta história do armário-cápsula é ecológica?

- Como o objectivo é criar um guarda-roupa com um número fixo de peças por estação (constituído apenas por peças que nos fiquem bem, que nos façam sentir bem e que representem o nosso estilo pessoal), só se compram peça(s) de roupa nova(s) quando se tiver que substituir alguma, seja por se ter estragado ou por já não servir. - Diminuição do consumismo desregrado;

- Para se manter um verdadeiro armário-cápsula ao longo do tempo, a ideia é de transitar as peças de vestuário de um ano para o outro, logo as peças que o compõem têm de ser de qualidade, bom corte e duráveis. Uma boa opção é apostar nas fibras naturais de qualidade. - Aumento do consumo consciente, informado e ponderado;

- Nas grandes marcas de "fast-fashion" as roupas são feitas de materiais de má qualidade, maus acabamentos e para serem usados apenas naquela estação do ano. Se se apostar em marcas de fabrico mais local, de certeza que se vai encontrar peças de boa qualidade, originais e sem a marca "made in taiwan". - Promoção do comércio local e diminuição da utilização de combustíveis fosseis nas deslocações intercontinentais;

- Com o armário-cápsula vai haver uma diminuição na aquisição de roupas novas por estação, logo vai diminuir também o número de peças de roupa que vão para o lixo depois de 3 utilizações, seja por já não estarem de acordo com a última moda, seja por já não estarem com bom aspecto para serem usadas. - Diminuição do desperdício, do lixo e da acumulação. Diminuição da exploração desregrada das matérias-primas e de recursos naturais.

- Finalmente, pode ter um benefício a nível da "poluição" mental. O desafio de se ter um armário-cápsula pode ser um grande desafio pessoal de auto-conhecimento, compromisso, desapego, simplificação da vida e aumento da auto-estima. E até melhorar o nosso estilo pessoal :) - Simplificação do dia-a-dia, consciencialização do eu e da importância da vida. Maior disponibilidade de tempo.

E não é assim tão complicado. Vejam este exemplo de como criar 30 visuais diferentes só com 14 peças de roupa e 7 acessórios:

(Imagem daqui)
Agora com a chegada de uma nova estação do ano, é uma boa altura para começar analisar o nosso guarda-roupa e definir um armário-cápsula. Prontos para esse desafio?

Bom fim de semana!
**Boa Páscoa**

quarta-feira, 9 de março de 2016

O poder das Aromáticas na saúde

Já todos ouvimos falar nas Ervas Aromáticas e muitos de nós até as usamos diariamente na cozinha. É largamente sabido que  tornam a nossa comida bem mais saborosa e que ajudam a que sejamos mais saudáveis. O aspecto mais divulgado será o facto de se conseguir reduzir a quantidade de sal, sem se reduzir o sabor, acrescentando até muito mais aroma aos pratos do dia a dia. 

Mas a ajuda que as maravilhosas (e cheirosas) Ervas Aromáticas podem dar à nossa saúde, vão muito para além disso. A salsa, os coentros, o tomilho, o alecrim, os oregãos (só para nomear algumas), carregam em si, não só um aroma delicioso, mas também propriedades tão benéficas, que vão querer tê-las sempre à mão e no prato.

Tomemos como exemplo a Salsa, esta erva tão característica da nossa culinária, rainha de qualquer jardim de ervas aromáticas que se preze. Sabiam que é anti-inflamatória, tem propriedades anti-bacterianas, está carregada de Vitaminas (C, B12, K e A) e Ácido Fólico? Também relaxa os músculos e estimula a digestão de proteínas e gorduras. Ajuda ainda a tornar os ossos mais fortes (pois é rica em Cálcio) e a manter a resistência do nosso sistema imunológico. Como também contém bons níveis de Ferro, o seu consumo é aconselhado para a quem sofre de fadiga e anemia.
(Salsa - foto daqui)
E os Coentros? Só de pensar em coentros, lembro-me logo das Ameijoas à Bolhão Pato e da Açorda Alentejana. Mas também me lembro que têm muita Vitamina C e Ferro. Contêm igualmente Cálcio, Caroteno, Niacina e Vitamina B. O seu consumo ajuda no tratamento de cólicas, vómitos e digestões difíceis, pois tem propriedades antiespasmódicas. Os coentros são também conhecidos pelas suas propriedades expectorantes e anti-bacterianas, logo são uma ajuda na cura das constipações e resfriados. Nalguns locais usam-se as suas sementes para combater insónias e acalmar a ansiedade. Curiosidade: usando os coentros nos pratos de leguminosas, vai permitir a reabsorção dos gases intestinais, ajudando assim a evitar a tão incómoda flatulência.
(Folhas e sementes de coentros - foto daqui)
Já o Tomilho, é um forte aliado no tratamento de gripes, constipações e resfriados, pois para além de ter igualmente propriedades expectorantes e anti-bacterianas, é antiviral e anti-séptico. É também usado na diminuição da flatulência e na sensação de enfartamento. Pelas suas propriedades anti-inflamatórias, é ainda utilizado para aliviar os sintomas da artrite, no inchaço das articulações e nas dores musculares. O seu consumo melhora o fluxo sanguíneo e desintoxica o organismo.
(Tomilho - foto daqui)
Temos ainda o cheiroso Alecrim, que para além de ser usado vulgarmente em pratos de carne, em assados ricos e para aromatizar azeites e vinagres, é também usado no tratamento de dores de cabeça, depressões leves, cistites, bronquites, sinusites, reumatismo, artrites e artroses, entre outras, pois possui propriedades antibacterianas, digestivas, anti-sépticas, adstringentes e diuréticas. Curiosidade: dizem que cheirar alecrim ajuda na melhoria da memória (leiam sobre esse estudo científico aqui).
(Alecrim - foto daqui)
Por fim, os Oregãos. Essenciais nas pizzas e noutros pratos de inspiração italiana, deve também ter um lugar importante na nossa alimentação, pois é antioxidante, anti-séptico, estimula as funções biliares e gástricas, estimula o sistema nervoso, é diurético e carminativo, só para nomear algumas das suas propriedades. São ainda uma boa fonte de Ferro, Cálcio, Fibra e Vitaminas A e K. Curiosidade: São usados também a nível tópico, no tratamento de algumas doenças da pele, como a caspa e o acne.
(Oregãos em flor - foto daqui)

Para além destas cinco Aromáticas, existem um sem fim mais de outras ervas, tão poderosas, saborosas e que nos ajudam a fortalecer a nossa saúde, tais como a hortelã-pimenta, o louro, o manjericão, a sálvia, a segurelha, o cebolinho, o endro, a manjerona, entre outras. Mas destas, e das suas propriedades, vos falarei noutro dia.

Cada vez mais adoro usar Ervas Aromáticas na cozinha. E vocês?