quarta-feira, 6 de junho de 2012

Ontem foi Dia...

Ontem (05.06.2012) comemorou-se mais um Dia Mundial do Ambiente
Este dia de sensibilização para a Consciência Ambiental foi comemorado pela primeira vez há 40 anos, em 1972, no início da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que se realizou em Estocolmo entre 5 e 16 de Junho.

(Imagem daqui)
 
O tema ambiental deste ano é: "Economia Verde: Isto inclui-o a si?"
Com este tema, a UNEP - United Nation Environment Programme*- convida todos nós, enquanto cidadãos e como fazendo parte de organizações, a reflectir sobre como a economia verde pode fazer parte da nossa vida no dia-a-dia e ajudar na sustentabilidade económica, social e ambiental.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Economia Verde é "aquela que promove o bem-estar humano e a equidade social, ao mesmo tempo que reduz de forma significativa os riscos ambientais e a escassez ecológica".

Eu defendo que tem que haver sustentabilidade ambiental na economia, de modo a que haja sustentabilidade de futuro para o Meio Ambiente e para as gerações vindouras. 
Não se pode continuar a fazer esta exploração dos Recursos Naturais em prol de uma economia de Consumismo desmesurado. Este tipo de Consumismo desregrado, baseado em apelos de marketing e em créditos financeiros, já se viu que não é financeiramente sustentável. 
A exploração dos Recursos Naturais (seja a água, abate de florestas, agricultura intensiva, a poluição e seus efeitos nefastos,...) para a sustentação de uma economia de comércio do supérfluo, vai levar a que chegue a uma altura, em que já não vai haver possibilidade de recuperação desses mesmos recursos naturais. 

E se se chegar a esse ponto, será bastante grave, tanto para a Natureza como para nós próprios.  Por isso, para não cairmos nesse "buraco negro", a Economia Verde é a única saída sustentável para o nosso Futuro.

Mas se ainda acham que esta Economia não é o futuro, leiam este artigo: Economia Verde vai gerar até 60 milhões de empregos.

Qual a vossa opinião sobre a Economia Verde?

*Tradução: Programa de Ambiente das Nações Unidas



Sem comentários: