sexta-feira, 28 de outubro de 2016

7 Dicas Para Que Roupa Dure Mais Tempo - Parte 2

Para (re)ler as primeiras 3 dicas, é só seguir o link aqui.

Este tempo anda definitivamente louco. Não vou falar, outra vez, de como este Outono não está a ser Outono, mas o que é certo é que ainda não fiz as mudanças na roupa da casa, ainda não arrumei a roupa de Verão e a horta continua atrasada. Vejam só as temperaturas anormais que estão previstas para estes dias, aqui para o meu concelho:

(Fonte IPMA)


Absolutamente incrível! Mas agora que já me queixei das alterações climáticas, volto ao tema de hoje: as minhas dicas para que uma peça de roupa dure mais tempo:

4. EVITEM COLOCAR ROUPA COLORIDA E DELICADA AO SOL DIRECTO. 

O sol "come" as cores e faz com que as roupas fiquem desbotadas e com manchas. Se forem tecidos delicados podem mesmo ficar danificados. Já estraguei algumas peças de roupa assim e não é agradável. Se não tiverem outra alternativa, sugiro que sequem a roupa colorida do avesso, pois assim minimizam os estragos.

5. TENHAM ATENÇÃO ÀS CENTRIFUGAÇÕES INTENSAS.  

Agora as máquinas têm programas com rotações intensas (na ordem dos 1200 RPM - rotações por minuto), o que faz com que consigamos tirar as roupas quase enxutas, diminuindo o tempo que demora depois a secar. É bom, não é? A questão é que há tecidos, como as lãs (e alguns similares) que, com as rotações tão fortes, ficam deformados, mesmo que sejam peças de extrema qualidade. Tem a ver com a composição e a forma como o pano é tecido. E ninguém quer tirar da máquina aquela camisola linda que recebeu no Natal com uma manga maior que outra, certo?
Para esses tecidos mais frágeis, convém seleccionar com baixa ou sem centrifugação, ou até mesmo considerar lavar à mão.

6. LAVEM MAIS ROUPA À MÃO. 

Pois é, as peças de roupa lavadas à mão duram bastante mais tempo do que lavando à máquina, mesmo quando são escolhidos programas mais leves. Ainda há 15 dias tive uma experiência dessas. Eu tinha comprado umas calças de sarja pretas no final do ano passado e, para manter a cor, sempre as lavei à mão, água fria. É lógico que ia sempre saindo um pouco de cor nas lavagens, mas ficavam sempre uniformes, sem riscos de falta de cor. Pois esta vossa amiga aqui resolveu colocá-las na máquina, a 30ª C, programa rápido e centrifugação leve. 
O resultado não foi bom, mal as tirei da máquina vi logo a asneira que tinha feito. Ficaram com vários riscos mais claros, a cor deixou de estar uniforme e numa perna ficou um risco horizontal, como se tivesse sido desenhado com régua. Serviu-me de emenda.
Todos os tecidos/peças que sejam mais delicados ou que tenham tengimentos mais coloridos, para durarem bastante tempo, têm que ser lavados à mão. Camisolas de lã e similares, lingerie, sedas, echarpes e lenços, collants, meias de lãs, roupas escuras, entre outros, são algumas das peças que lavo à mão. 
Dica: Para a tarefa de lavar a roupa à mão não ser tão chata, não acumulem muitas peças de cada vez. É mais fácil lavar só 2 ou 3 peças, do que 15.

7. AREJAR EM VEZ DE LAVAR.

Pode até parecer estranho, mas é verdade: muitas vezes quando lavamos uma peça de roupa, ela não precisa de ser mesmo lavada. Não estou a falar, obviamente, de roupa que tenha nódoas, transpirada, interior, ou que tenha mesmo sujidade. Mas peças como casacos (blazers, sobretudos...), saias, calças, cobertores, lenços e outros do género, podem ver a sua vida prologada, se forem lavados menos vezes. O truque é pôr a arejar, para "refrescar" as roupas de cheiros, como fumos, comida, etc. É só colocar num local com vento ou corrente de ar, para os tecidos ficarem mais "frescos" e livres de cheiros indesejáveis. E mesmo que seja uma "adepta" da limpeza e bastante céptica em misturar peças de roupa "lavadas" e "arejadas", nesta podem ir por mim. 
Dica: Aproveitem e usem esta técnica também em roupas que não sejam muito usadas, para que não fiquem com aquele desagradável "cheiro de armário".

https://pt.pinterest.com/pin/268104984046371082/

E estas são as minhas regras de ouro para que a roupa dure mais tempo.

Bom Fim de Semana e aproveitem para ir caminhar!

27 comentários:

Gracita disse...

Bom dia querida
Sensacionais as tuas dicas
Eu nunca coloco roupas para secar ao sol e uso a máquina sempre em rotação de leve a moderada. Nunca experimentar arejar roupas. Vou fazer a experiencia
Uma tarde feliz
Beijos

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

São realmente umas belas dicas para conservarmos por mais tempo as nossas roupas.
Pois é estamos todos apreensivos com o tempo que está a fazer o Verão não quer ir-se embora.
Um abraço e bom fim-de-semana.
Andarilhar

Isabel disse...

Olá,arejar a roupa em vez de lavar é um hábito que estou a adquirir recentemente, a minha sogra também me deu a dica de quando a roupa não está suja mas pode estar transpirada, passar apenas por água com um bocadinho de amaciador. Vandana Shiva, uma física indiana fala dos saris que usa, alguns herdou da mãe, que nunca saiem de moda, que nunca perdem a cor, provavelmente já viste esta entrevista passou há uns anos na RTP2e está aqui https://vimeo.com/45069821 , fala de imensa coisa que vale a pena ouvir, fala das hortas =) das patentes das sementes do cuidar dos filhos e dos idosos que não é considerado emprego, porque só é emprego o que nos incute o consumismo, isto para responder ao comentário que deixaste no meu blog, o qual concordo em tudo. Beijinhos e boas hortices para ti também =)

Bella disse...

É, o tempo anda baralhado. Também ando ora com roupa de verao, ora com roupa mais quente.

Lavar as roupas delicadas em programas próprios de delicados, e as lãs em programas de lãs já faz uma centrifugação bem mais suave. Para tapetes de tecido, também ponho nos delicados para não estragar a máquina e num programa curto.

Eu gosto de secar ao ar livre, embora não é preciso pôr ao sol directo.

bjs

Os olhares da Gracinha! disse...

Faço a maioria delas mas estas dicas fazem toda a diferença!!!
Obrigada pela partilha!!!
bj

Simone Felic disse...

Olá Catarina
Todas as dicas eu sigo meno a ultima, não consigo arejar
roupa é mania minha ou guardo no guarda roupa ou nos cabides fora para usa-la novamente, e tenho de rever isto.
Bjs e uma ótima tarde pra vc.

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

cozinha100segredos disse...

Tenho imenso cuidado com a roupa. Tanto é que, agora depois de perder peso, estou a usar roupa que usava há 10/11 anos atrás! Se quisermos há roupas que podem durar uma vida! Beijinhos

Anónimo disse...

As temperaturas.. realmente, anda tudo ao contrario, e o pior é que o vamos "pagar" a agricultura recente-se e vamos pagar caro :(
Obrigada pela partilha das roupas.
Beijinho Catarina
Bom Fim de Semana.
Instagram ∫ Facebook

Cláudia disse...

Boas dicas =)
Algumas já sigo =)

Obrigada pelo comentário.
Bom fim-de-semana

Beijocas

Unknown disse...

Boas dicas 😉

Ana Fernandes disse...

Também costumo arejar certas peças em vez de as lavar! Foi uma coisa que aprendi com a minha avó! =)

www.anafernandes.ch

Isa Sá disse...

Vou tomar nota das dicas!


Isabel Sá
Brilhos da Moda

Te disse...

Concordo com quase todas as dicas menos com lavar roupa á mão. Claro que deve "poupar" a roupa mas nos dias que correm e com mil coisas para fazer dou mais valor ao meu tempo e lavar á mão não é de todo a prioridade para usar o meu tempo, além do trabalho que dá com resultados menos eficazes que a máquina.
De resto muito boas dicas, todas para aplicar. :-)
Beijinho.

Lete disse...

Muito boas dicas, Catarina! Na verdade, são as minhas! E é mesmo como dizes, nem toda a roupa precisa de ser lavada. Eu lavo muita à mão e não preciso de a estar sempre a lavar. Na escola, uso bata que me protege imenso e por isso a minha roupa suja-se (quase e só) por causa da transpiração. :)
Beijinho grande e boa semaninha!

piteis da dinha disse...

Oi Catarina, bn!
O tempo por aqui também está difícil de entender kkkk
Eu já sigo algumas dessas dicas e acho que são perfeitas, pelo menos p/mim!
Bjsss amiga e uma semana muito abençoada p/vcs

Zizi Santos disse...

Olá Catarina
suas dicas são valiosas!
como tu, também lavo muito as roupas a mão
e uso sabão de coco, não gosto de amaciante
sobre arejar, concordo, se for uma roupa que não esteja muito suada
Eu desavesso e coloco para arejar. Dá ótimo resultado.
Assim as roupas duram mais, principalmente as nossas preferidas
Quando gosto de uma roupa, desejo que ela dure muito tempo e até faço uma forcinha pra não engordar! rs rs
Catarina, eu acredito aqui que estamos tendo só duas estações de ano
Ou é calor , ou é frio. As estações estão tão misturadas !!!!
Nem a previsão metereólogia acerta!
bjs
tenha uma semana de paz e de alegrias


Zizi Santos disse...

digo:
meteorologia

Catarina disse...

Excelentes dicas, são as que ponho em prática! E sei bem o quanto funcionam!
Beijinho enorme e boa semana minha querida!

Graça Pires disse...

Dicas excelentes e a ter em conta. Obrigada por partilhares.
Uma boa semana.
Beijos.

PINTA ROXA disse...

Algumas das dicas já as faço cá por casa. É sempre bom aprender algo novo.
beijinhos

Existe Sempre Um Lugar disse...

Bom dia, conservar a roupa por mais tempo é necessário, os conselhos que dá são importantes para a conservação.
Continuação de boa semana,
AG

Marta Moura disse...

Belas dicas!

Anónimo disse...

Catarina, quero dar-te os meus mais sinceros parabéns pelo teu blog! Aborda todas as coisas das quais sou fá, também possuo a mesma veia ambientalista! Ganhaste mais uma seguidora :) Beijinhos

http://amarialimao.blogspot.com

Olinda Melo disse...


Bom dia, Catarina

Tenho estado feliz com este tempo ainda cheio de Sol, embora saiba que não é bom para época e para as culturas. Mas digo porquê: é que assim a roupinha seca num instante. Sei que quando começar a chover a sério tenho de encontrar outra solução, aliás, como todos anos.

Gostei imenso de ler as dicas que aqui nos oferece em relação à roupa. Algumas delas já as punha em prática. Por exemplo, não lavar sem necessidade mas antes arejar, entre outras. Eu também ainda não seleccionei a roupa de uma estação para a outra. Já agora, acho que só vou fazê-lo em meados de Dezembro. É que vou passar uns dias num clima tropical, o que quer dizer que voltarei mais desorientada ainda. :)

Bom domingo.

Beijinhos

Olinda

alfacinha disse...

na minha terra a noite ,já está a congelar .
abraço

O meu pensamento viaja disse...

Excelentes dicas!

Catarina, posso dar uma sugestão?
Começa sempre por tricotar uma amostra - 20 ou 30 malhas na agulha e tricotas no ponto em que pretendes fazer a peça, até obteres um quadrado. Remata e mede. Depois , com as tuas medidas fazes o cálculo das malhas necessárias através de uma regra de três simples. Assim tudo ficará com o tamanho certo.
Beijo

CÉU disse...

Olá, Catarina!

Tens toda a razão. Este outono está um tanto estranho, bipolar, mesmo, mas isto, se calhar, é da conjuntura, não nacional, pke essa está, segundo dizem, a trabalhar (eu não noto nada, mas eu sou "daltónica), a ir à "árvore das patacas", k não sei onde está situada, nem quero saber.

Têm estado dias fantásticos em Lisboa, em k se anda só com uma camisa ou túnica e umas leggings/calças. Casaco só de manhã e depois das 18h.

Estas dicas são mto importantes, sem dúvida, mas olha que eu não consigo cumpri-las todas, como, p exemplo essa do arejar, em vez de lavar. É k uma pessoa anda em transportes públicos, senta-se nas pastelarias, etc. etc. onde centenas de pessoas "coabitam", e eu todos os dias, lavo roupa. Acredita que tenho 3 parkas, pra este tempo, mas vão à máquina, secam rapidamente, não precisam de ferro e pronto, é uma descanso. Eu gosto, eu necessito de me sentir limpa todos os dias, com roupa lavada, diariamente. Não uso malhas, nem nada k necessite de limpeza a seco, pke acho k as coisas passam por "n" mãos e uma pessoa minha conhecida trabalha numa grande e distinta lavandaria, onde as roupas andam, p vezes, pelo chão, mas depois, põem-lhe o plástico, o saco, e o cabide e "quem não sabe é como quem não vê". Faço, geralmente, uma centrifugação média/leve e uso detergente em líquido especial pra roupa escura. Roupa interior nunca seco, diretamente ao sol, e por vezes, coloco sobre ela um lençol branco para k os possíveis bicharocos voadores não lhe toquem. Enfim, sou um caso "perdido", em matéria de limpezas - rs.

Beijos e dias felizes.