Compostagem: processo biológico através do qual a matéria orgânica constituinte do lixo é transformada, pela acção de microrganismos existentes no próprio lixo, em material estável e utilizável na preparação de húmus.
(Do fr. compostage, «humificação», de compost, «humo»)
Informação: Infopédia
Este processo, que existe naturalmente na Natureza (os restos dos animais e plantas mortos decompõem-se e transformam-se em húmus), pode ser efectuado por nós, em casa. Assim, em vez de encher MAIS os aterros sanitários, podemos aproveitar os restos orgânicos das nossas casas, para produzir um fertilizante natural, sem produtos químicos.
Coisas como cascas e restos de legumes e frutas, cascas de ovos, borras de café e chá, aparas de relva, folhas, flores, papel e cartão, palha, madeira não tratada, podem ser aproveitadas para fazer compostagem. Para isso é preciso ter, para além dos resíduos orgânicos (isso não é difícil...), um local adequado (horta, jardim...) e um compostor (ou caixa de compostagem).
Imagem: daqui |
Para quem não tenha jeito, paciência e/ou tempo para construir uma caixa de compostagem, estas já existem no mercado e podem ser adquiridas nas lojas que vendam artigos de jardim.
![]() |
Imagem: daqui |
Depois é só aproveitar, usar, compostar e fertilizar!
Para mais informações sobre este processo:
- Como construir uma caixa de compostagem: aqui.