Na continuação deste post, venho hoje partilhar com vocês mais uma das informações interessantíssimas que adquiri naquela caminhada pela Serra da Lousã.
A provar que existe uma verdadeira "farmácia" na Natureza, apresento-vos a Celidónia (Chelidonium da família Papaveraceae), também chamada de "betadine dos pobres", nome adquirido pelas suas propriedades cicatrizantes e seiva amarela.
![]() |
(cliquem na foto para aumentar) |
A sua seiva amarelada era usada na cicatrização de feridas e no tratamento de verrugas, por isso também é conhecida como erva-das-verrugas e erva-das-cortadelas.
Outros nomes pelos quais a Celidónia é conhecida: cedronha, ceredonha, ceruda, cerúdia, erva-andorinha, erva-leiteira, grande-queidónia, leitaria,
quelidónia e quelidónia-maior.
Para mais informações acerca desta plantinha medicinal, cliquem aqui (a informação está bem explícita e ordenada).
Boa semana!
Continuo com o tempo "curto" para passar aqui e nos vossos blogues, mas agradeço as vossas mensagens de apoio e farei por continuar a visitar-vos :)
9 comentários:
Sempre informações que podem nos fazer bem! bjs, tudo de bom,chica
Conheço-a como erva-leiteira :)
É sempre bom estarmos informados sobre estas utilidades
Beijinhos*
Exato, a nata já é tão nosso que acaba por nos fazer lembrar não só um sítio, mas o país inteiro.
Não conheço, mas devem ser mesmo boas. Natas em formato XL é assim uma coisa do outro mundo, uma regalo para a nossa barriga, porque, de facto, quando são boas a sensação com que se fica é mesmo essa que descreveste.
Aconselho mesmo a visitar a Nata Lisboa, não só pela qualidade do atendimento (que é muito importante), mas porque são mesmo deliciosas. Estão sempre quentinhas e não são nada enjoativas (pelo menos para mim) e depois os refrescos também são uma maravilha.
Um dia que lá vás depois dá-me a tua opinião :)
Beijinhos*
Não conhecia esta planta , que bom
suas propriedades.
bjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Eu diria que a celidonia é o betadine natural que funciona e não tem quimicos toxicos :D a natureza é sempre melhor... mil vezes ;) bjs
Hum adoro favas e couve galega e couve tronchuda :P ontem foi batatinha com feijao verde :D hoje ainda não sei mas tenho brocolos a precisar de usar e talvez vá acompanhar com quinoa :D beijocas
Não conhecia essa plantinha também, mas a natureza é sábia mesmo, nos oferece de tudo! é só saber utilizar direitinho.
bjs
Zizi
Está quase a fazer um ano que fomos à Serra da Lousã, às aldeias do Xisto...é tão bonito!!!
Tens razão quanto a Santiago de Compostela. Aliás, tinha precisamente esse post preparado para publicar e até me tinha escapado. Sai agora, impulsionado pelo teu comentário!
Beijinhos :)
Estou voltando,espero estar mais presente.
Beijão...
Enviar um comentário