quarta-feira, 3 de agosto de 2016

A Horta de Agosto (2016)

O Verão tardou, mas agora que chegou, veio com o calor em força. Veio até com força demais, pois parece que o passado mês de Julho foi o segundo mais quente que há registo, desde 1931!

E com isto a horta ressente-se: temos que regar mais vezes e há culturas que não desenvolvem o esperado. Os pepinos, apesar de terem começado bem, agora praticamente desapareceram e os pimentos continuam muito enfezados.

Mas nem tudo é mau, muito pelo contrário! A época oficial do tomate já começou para estes lados e dia sim, dia não, tenho colhido dos ditos. Apanho-os ainda não totalmente maduros e como são dos "verdadeiros", não noto acidez no sabor. 


Eu só gosto mesmo do sabor do tomate nesta época, que é a altura dele. E têm que ser tomates "da horta", para terem aquele sabor característico, às vezes até levemente adocicado (como o do tomate coração maduro). Decididamente tomates do supermercado não são para mim :)


O feijão verde, esse continua a dar. Já vem com menos força e as vagens são mais curtinhas, mas todos os dias apanho um punhado delas. E não é que alguns feijoeiros ainda estão a dar flor? A continuar assim vamos ter feijão verde até Setembro, haja água para a rega.


O feijão seco está quase no ponto para ser todos apanhado. Até já fui apanhando algum que foi secando mais cedo. Agora é só descascar e guardar num local fresco e seco.
O meu truque para que não apanhe "bicho" (como se diz por aqui) e que se conserve durante mais tempo, é colocar o feijão seco já descascado dentro de um saco, levar ao congelador uns dias e depois tirar e acondicionar como de costume. Dizem os entendidos que mata o bicho do feijão.
E eu confirmo, acaba-se o feijão esburacado.

As courgetes (abobrinhas) floriram bastante, mas deram pouco até agora. Resolvi insistir e aumentar a rega e deu resultado. A courgete da foto abaixo já está no frigorífico, à espera de uma receita diferente, daqui.  


Aumentei também a rega das melancias e dos melões. Mas se nas melancias se nota a diferença, nos melões nem por isso. Para já só estão a dar folhas e umas florinhas que ainda não deram frutos :(

A salsa agora é que está em força e eu que adoro, agradeço à mãe Natureza :) Confiram aqui os benefícios desta bela erva aromática.

Os coentros já espigaram todos e até já apanhei e guardei a semente, tanto para usar na próxima sementeira, como para usar na cozinha, nalguns pratos com sabores mais asiáticos.

As beterrabas também já estão com um tamanho mais razoável e já usei algumas na sopa. 
Eu gosto de comer sopa todo o ano, não dispenso mesmo no tempo quente. Não troco sopa por salada de alface, pois é uma forma maravilhosa de ingerir os nutrientes necessários a uma vida saudável, de uma vez só. Às vezes até ponho alface na sopa, antes de a passar. Assim como na mesma a alface e os restantes legumes. Fica uma sopa-salada :)
E vocês, preferem sopa ou salada?

Boa quarta-feira!

31 comentários:

Poções de Arte disse...

Bom dia, Catarina!
Que horta abençoada!
Vou lendo seu post e ficando com água na boca, acredita?
Acho que apesar dos trabalhos extras com as mudanças climáticas, plantar e colher em casa é sempre uma delícia. Parabéns! E que a cada dia mais gostosuras saiam daí.
Abraços esmagadores e feliz dia.

Simone Felic disse...

Olá Catarina
Que delícia e quanto coisa para colher, aqui estamos no inverno
mas as chuvas também estão bem escassas também, e tenho de regar bastante, espero que as alfaces que plantei vinguem,

bjs

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

piteis da dinha disse...

Oi Catarina!
Que coisa boa é poder plantar e colher né?
Parabéns pela sua horta!
Bjsss amiga e obrigada pelo seu carinho

Cláudia disse...

Que espectáculo de horta =)

Obrigada pelas palavras assustadoras haha :P
É assim nós realmente já temos tudo +/- pensado mas nem sei.. Logo se vê =P

Beijocas

chica disse...

Que linda horta e que bom poder ter assim os produtos dela fresquinhos ao alcance! Lindo! bjs, chica

Andreia Morais disse...

Muito bom :D

r: É mesmo!
Obrigada*

Lete disse...

A tua horta Catarina, deixa-me a babar... adoro as tuas colheitas e noto a forma carinhosa como trataste da terra e das plantinhas. Agora colhes o que com tanto amor e dedicação semeaste. Adorei!
Muitos parabéns, querida, é um regalo este cantinho!

Gracita disse...

Oi Catarina
Que linda sua horta. Uma delícia poder colher os legumes e verduras bem fresquinhos. A refeição tem outro sabor
Fico babando só ver estes alimentos tão saudáveis
Um beijo doce amiga

Bella disse...

Aqui também temos comido tomatinhos da horta, tanto tomates chuchas como dos pequeninos redondinhos. Ameixas rainha claudia também já apanhamos algumas bem docinhas.
A salsa está a nascer em todos os burcaos porque a semente espalhou-se para fora do canteiro dela.

Já agora, eu prefiro sopinha :)

Este calor já faz lembrar os verões da minha adolescência! Porque nos ultimos anos, têm sido verões que mais parecem inverno!

bjs

Teresinha disse...

Catarina, que horta maravilhosa... com tudo o que é saudável e muito melhor do que o que compramos. A menos que vamos ao mercado municipal, onde as senhoras vendem o que cultivam. Algumas dizem que não usam químicos... e a gente acredita... que remédio?!
Interrompi a leitura deste teu post para ir ralar a minha sopa e acrescentar-lhe os legumes que tinha congelado. Prefiro a sopa com "coisas para trincar" aos purés simples, mas também os como. Também gosto muito de salada e já está ali preparada para acompanhar o bacalhau do almoço, mas para mim a sopa entra em todas as refeições, quase sempre, tanto ao almoço como ao jantar e não a substituo por salada.
Beijinhos

As Mulheres 4estacoes disse...

Que delícia poder colher direto da horta o que vai comer.
Tudo fresquinho, bem mais saboroso.
Eu moro em apartamento, mas estou ajudando filha com uma pequena horta na casa dela. Por enquanto só algumas ervas, mas a ideia é de plantar também algumas verduras.
Um abraço,
Sônia

Fascínio pelos Pontos disse...

Mas que bela horta Catarina :D
Eu cá sou de sopa todo ano também, mas também gosto muito de comer as saladas nestes tempos quentes ;)
Beijinhos e continuação de boa colheita :D

Zizi Santos disse...

Catarina
sua horta em tudo o que mais gosto!
são tão saborosos que fiquei com vontade de comer!
beterrabas, quem não gosta?
desde criança era minha preferida!
melões, tomates, abobrinhas, tudo, tudo eu adoro
Você é uma privilegiada por estar rodeada desses frutos e legumes
e por poder comer saudavelmente!
também aprecio tomar sopas, seja como for
cremosas ou tipo minestrone
( sem carne, rs)Aqui é inverno, mas no Rio de Janeiro é um frio leve
de poucos dias, entremeado com sol e calor
No verão, é quente demais
O bicho pega! ( não o bicho do feijão, rs) É uma expressão popular
Sabe, eu congelo os grãos de feijão cru para o ano todo. Fica muito bom.
bjs
que já comecei a pensar em comer uns legumes agorinha



CÉU disse...

Olá, Catarina!

Mas que horta! Vê-se que tens gosto pelo k fazes. És mesmo ecológica, e cada vez mais te dou razão e te aprecio. Os produtos, assim tratados, são de confiança e só fazem bem à saúde.

Gosto de sopa e de saladas, tb, mas a minha tripa é um tanto esquisita, qdo como legumes. Cozidos, tudo certo, mas crus, é preciso saber dosear.

Ainda bem k estás a passar melhor das incomodativas cistites. Nunca tive nenhuma, graças a Deus, mas calculo k custe mto. Conheço adolescentes, virgens, que têm esse problema, e a minha ginecologista, uma mulher com mta experiência, tb lhes receitou dose pra cavalo, mas tem de ser.

Agradeço a tua visita e comentário.

Beijinhos e bom fim de semana.

Ana disse...

Que horta Catarina, tanta coisa boa, eu por mim, é saladas, é sopas, estufados, etc., marcha tudo, adoro praticamente tudo o que a terra nos dá, cozinhado ou cru, até porque, desde o início do ano, sou vegetariana, como a minha horta tem tem pouca variedade, compro a um produtor bio da zona, que me entrega uma vez por semana, beijinhos e boas colheitas

Pensamentos Com Asas disse...

Seu blog é muito bonito e fala de hortaliças. Acho bem legal frutos sem aqueles venenos que colocam. Enfim... Adorei seu blog e já estou te seguindo. Beijos e tenha um lindo dia.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Pois é está demasiado calor e as "nossas" hortas ressentem-se disso mesmo e exigem muito mais rega.
Um abraço e bom fim de semana.

Olinda Melo disse...


Olá, Catarina

Um texto primorosamente ilustrado, que muito lhe agradeço.
Li-o saboreando tudo e clicando nas suas sugestões.
Quando se pode colher legumes na nossa horta tudo sabe muito
melhor e temos a certeza daquilo que se come.
Além de ser mais saudável, claro. :)

Bom fim de semana.

Beijinhos

Olinda

Os olhares da Gracinha! disse...

Catarina...senti_me em "casa"...vivendo esses momentos na minha horta!
Tenho inventado muitas receitas de modo a aproveitar ao máximo...estes legumes que surgem todos ao mesmo tempo!
Comprrendo bem o que sente!!!
Bj amigo

Mariazita disse...

Confesso que senti uma certa inveja - mas inveja boa, não inveja invejosa :))) - ao ler a descrição de tantas coisas boas que em tempos tive a felicidade de poder saborear...
Os meus pais tinham uma casa na Figueira da Foz (donde sou natural) com um quintal enorme, onde o meu Pai cultivava legumes e tinha um pequeno pomar. E, claro, fornecia-me de "frescos" e fruta todo o ano.
Agora... tenho que me contentar com o supermercado. Mas ao ler-te até parece que senti o sabor do tomate na boca, coisa que agora só conheço de recordações...
Gostava de poder ter o teu estilo de vida...

Tencionava partir ontem para férias mas fui obrigada a adiar por um dia; portanto, embarco hoje numa viagem de sete horas (com escala…) para uma praia paradisíaca.
Como habitualmente vou ausentar-me durante Agosto (três semanas) e Setembro. No regresso ao blog, em Setembro, publicarei fotos das férias - espero!
Deixei programadas três postagens, a primeira das quais para hoje, dia 6. As restantes têm lá as datas anunciadas

Bom Fim-de-semana
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Isa disse...

Que bela horta! Também gostava de arranjar por aqui um cantinho para plantar algumas coisas... Adoro vegetais!!

Nadja disse...


Catarina,

Que delícia ver tudo isso!
Tomate, abóbora, feijão...
Tudo saudável e sem agrotóxico!
Dias atrás comprei um lindo pé de alface, "parecia de Itu", de tão grande.
Quando provei as primeiras folhas quase morri de tão amargo.
Credo! Joguei fora.
Feliz Agosto com muitas novidades em sua bela horta!

Bjks

Catarina disse...

Minha querida quantas coisas boas nos mostras. Eu bem sei o prazer que é colher o que plantamos. E estou rendida a este modo de vida.
Cada vez mais acredito que é nas pequenas coisas que estão as grandes bênçãos.
Beijinho enorme e boa semana.

Graça Pires disse...

Fantástica essa horta. Fantástica a pessoa que dela cuida...
Beijos.

Marta Moura disse...

És uma prendada! :)

Cláudia S. Reis disse...

Adorava ter um espaçinho em casa, ou perto, para poder ter uma horta! Que "inveja"... :)

Anajá Schmitz disse...

Que bela horta. A colheita foi farta. Diferente essa abóbora. Ontem fiz a colheita de batata doce. Uma vaca entrou aqui e acabou com tudo. Agora vou fazer uma toda cercada. Comer coisas sem agrotóxicos é mais saudável para a saúde.
Bjos
tenha uma ótima semana.

Unknown disse...

Olá Catarina, passando para ver as novidades, e amei!!!

Adoro ver uma horta assim linda como a sua e cheia de legumes e verduras, parabéns pelo carinho e cuidado, por isso está tão linda!!!

Abraços Mari
Roça Terapia

PINTA ROXA disse...

O meu irmão não conhecia a courgete, comprei sementes, a mãe plantou no quintal e agora todos comemos, nasceram e cresceram bastantes.
Boas colheitas.
Pinta

Elisabete disse...

Que rica horta! É verdade os tomates caseiros são bem melhores, nota-se a diferença.
Bjs

nat. disse...

Que maravilha!
Está tudo com bom aspeto!