Tal como prometi no ano passado, este ano voltei a Vouzela, para assistir ao Cinclus V - o Festival de Imagem de Natureza de Vouzela 2015.
(Foto daqui) |
Como já disse anteriormente, eu não fotografo. "Apenas" acompanho (e muito!).
Adoro Arte, Natureza, Fotografia e Ar Livre. E quando se consegue agrupar todos estes aspectos num evento, é uma maravilha! Por isso, poder novamente assistir a este Festival, foi muito bom, tempo muito bem passado.
Tal como em 2014, vimos fotografias fantásticas e tivemos a partilha das experiências dos fotógrafos da natureza, nas suas viagens, que são sempre ricas e com algumas peripécias.
Mas nem só de imagem/arte se fala neste Festival. Inerente à temática da Fotografia da Natureza, está o tema da ecologia. Quando se vêem fotografias de Ursos Polares e Lobos Ibéricos, vem obrigatoriamente à baila o tema da extinção das espécies. Quando se fala de fotografia do céu profundo (das estrelas, cometas e Via Láctea) tem que se falar da poluição luminosa - a excessiva (e muitas vezes, desnecessária) iluminação do planeta. São os temas, para lá da beleza.
E uma vez mais, fala-se na necessidade de o Homem se lembrar que faz parte disto tudo, do Planeta, da Natureza e dos Ecossistemas. E que tem importância e quota parte de culpa, na destruição da Natureza.
De todos os oradores que assisti, destaco estes, não apenas pelas imagens, mas pela temática que abordaram:
Tiago Magalhães com "A complicada vida da borboleta azul";
Miguel Claro com as suas fotografias do céu profundo e Astrofotografia;
Oriol Alamany e a sua viagem ao Ártico (Svalbard) em busca do Urso Polar;
e João Cosme, "No trilho do Lobo Ibérico" (reportagem do National Geographic) e organizador do Cinclus.
E, tal como disse no ano passado, no próximo ano lá estarei :) E vocês?
Boa semana!
5 comentários:
Deve ter sido incrível!
Saudações Catarina! Que espetáculo!!! Que evento maravilhosos!!! Parabéns pela postagem, vou fuçar um a um dos palestrantes!
Beijos e abraços!
r: Às vezes parece, mas o segredo é mesmo dar atenção aos pequenos detalhes. E acho que aquele desafio é fantástico por causa disso, porque nos faz olhar para as coisas de outra forma. Se por norma já gosto de me focar nos aspetos positivos, agora ainda mais.
É uma delícia *.* não consigo resistir
Obrigada e igualmente, beijinhos*
Ainda bem que gostou, é sempre um orgulho ver comentários positivos ao trabalho da nossa terra. Convido-a a vir mais vezes visitar Vouzela e a participar nos diversos eventos ligados ao ambiente que vão acontecendo durante o ano.
Espero que tenha um bom fim de semana.
Carla
Saudações Catarina! Saudade de vc, só fico curiosa esperando sua proxima postagem! Beijos e abraços
Enviar um comentário