domingo, 1 de fevereiro de 2015

Cinclus V

Tal como prometi no ano passado, este ano voltei a Vouzela, para assistir ao Cinclus V - o Festival de Imagem de Natureza de Vouzela 2015.

(Foto daqui)
Como já disse anteriormente, eu não fotografo. "Apenas" acompanho (e muito!). 
Adoro Arte, Natureza, Fotografia e Ar Livre. E quando se consegue agrupar todos estes aspectos num evento, é uma maravilha! Por isso, poder novamente assistir a este Festival, foi muito bom, tempo muito bem passado.

Tal como em 2014, vimos fotografias fantásticas e tivemos a partilha das experiências dos fotógrafos da natureza, nas suas viagens, que são sempre ricas e com algumas peripécias. 

Mas nem só de imagem/arte se fala neste Festival. Inerente à temática da Fotografia da Natureza, está o tema da ecologia. Quando se vêem fotografias de Ursos Polares e Lobos Ibéricos, vem obrigatoriamente à baila o tema da extinção das espécies. Quando se fala de fotografia do céu profundo (das estrelas, cometas e Via Láctea) tem que se falar da poluição luminosa - a excessiva (e muitas vezes, desnecessária) iluminação do planeta. São os temas, para lá da beleza. 

E uma vez mais, fala-se na necessidade de o Homem se lembrar que faz parte disto tudo, do Planeta, da Natureza e dos Ecossistemas. E que tem importância e quota parte de culpa, na destruição da Natureza.

De todos os oradores que assisti, destaco estes, não apenas pelas imagens, mas pela temática que abordaram:

Tiago Magalhães com "A complicada vida da borboleta azul";

Miguel Claro com as suas fotografias do céu profundo e Astrofotografia;

Oriol Alamany e a sua viagem ao Ártico (Svalbard) em busca do Urso Polar;

e João Cosme, "No trilho do Lobo Ibérico" (reportagem do National Geographic) e organizador do Cinclus.

E, tal como disse no ano passado, no próximo ano lá estarei :) E vocês?

Boa semana!

5 comentários:

Andreia Morais disse...

Deve ter sido incrível!

Ex Não Vaidosa disse...

Saudações Catarina! Que espetáculo!!! Que evento maravilhosos!!! Parabéns pela postagem, vou fuçar um a um dos palestrantes!
Beijos e abraços!

Andreia Morais disse...

r: Às vezes parece, mas o segredo é mesmo dar atenção aos pequenos detalhes. E acho que aquele desafio é fantástico por causa disso, porque nos faz olhar para as coisas de outra forma. Se por norma já gosto de me focar nos aspetos positivos, agora ainda mais.
É uma delícia *.* não consigo resistir
Obrigada e igualmente, beijinhos*

Anónimo disse...

Ainda bem que gostou, é sempre um orgulho ver comentários positivos ao trabalho da nossa terra. Convido-a a vir mais vezes visitar Vouzela e a participar nos diversos eventos ligados ao ambiente que vão acontecendo durante o ano.
Espero que tenha um bom fim de semana.
Carla

Ex Não Vaidosa disse...

Saudações Catarina! Saudade de vc, só fico curiosa esperando sua proxima postagem! Beijos e abraços