sexta-feira, 22 de abril de 2016

5 vegetais para cultivar na Horta da Varanda na Primavera

A chuva parece que não nos quer largar e a nossa horta está em espera, mas isso não quer dizer que as hortas não andem nos meus pensamentos. Como sabem, os meus pais vivem num apartamento e têm a varanda cheia de vasos e floreiras, com flores e legumes. É uma forma de a minha mãe poder ter à mão ervas aromáticas e vegetais da época, sem ter que sair de casa.
(Vaso de Hortelã na Varanda dos meus Pais)
Para quem vive na cidade e/ou não tem um terreno onde possa cultivar, é uma boa opção apostar na Horta de Varanda. Já falei anteriormente de alguns aspectos a ter em conta quando se quer apostar em ter uma Horta na Varanda (aqui, aqui e aqui). Hoje vou dar cinco sugestões de vegetais que, pela sua facilidade e adaptabilidade, são os queridinhos de qualquer Horta de Varanda que se preze.

Alfaces:

Podem ser cultivadas todo o ano na varanda, pois existem vários tipos, uns mais adaptados ao calor e pelo um mais ao frio. Gostam de solo arejado e húmido (mas não encharcado), sol directo ou sombra parcial e locais arejados. Em 5/6 semanas consegue-se ter uma alface digna duma bela salada. E como o Verão vem aí, está na altura de ir à estufa, comprar umas quantas e colocar em vasos ou floreiras. Como as raízes não ficam muito grandes podem ser usados recipientes mais baixos (20 centímetros), desde que tenham uma boa drenagem.

Tomates:

Como estamos na temática das saladas, porque não aproveitar e cultivar tomates, para acompanhar a alface? Para os tomateiros é necessário ter um pouco mais de logística, uma vez que o tomateiro gosta de trepar. O ideal será colocá-lo num local onde se possa colocar estacas de madeira ou junto a uma treliça, para depois ir atando a planta para ela poder desenvolver à vontade. Tal como a alface, gostam de algumas horas de sol directo e solos húmidos mas não encharcados. Tem que se ter cuidado na rega, uma vez que não gostam de ser regados por cima. Convém regar junto à terra (e isto é válido também para os tomateiros nas hortas). Ao contrário da alface, o tomateiro gosta de espaço para as raízes, por isso deve-se optar por usar recipientes com 40 centímetros no mínimo, para ter melhores frutos. Ter em atenção que quanto maior o fruto (tomate) mais espaço será necessário, por isso se a varanda for pequenina, será melhor escolher o tomate-cereja ou cherry.

Courgettes ou Abobrinhas:

São ótimas nas sopas e em salteados e para usar em pratos poucos calóricos, como substituição de esparguete e outras massas. Quando cultivadas em vasos necessitam de um pouco mais de rega do que na terra, mas como as culturas que falei anteriormente, também não gostam de solos encharcados. É preferível fazer-se regas mais frequentes. É pouco exigente a nível de tipo de solo, já que se adapta facilmente a qualquer um, mas precisa de muita luz diariamente. Quando se planta courgettes numa varanda tem que se ter atenção que esta cultura tem tendência a espalhar-se (folhas e frutos), por isso se tiver uma varanda pequenina, talvez não seja a melhor escolha.

Feijão Verde ou Feijão-de-Vagem: 

É uma das culturas que os meus pais costumam ter na varanda. O feijão é fácil de cultivar e até iniciantes conseguem fazer germinar um feijão num vaso! Gostam de solos férteis, húmidos mas bem drenados. A luz solar também é importante, por isso deve ter luz solar directa algumas horas por dia. Deve-se ter atenção pois para além das variedades do feijão em si, há também dois tipos de feijoeiro: o trepador e o rasteiro. Para se cultivar o feijão na varanda, é mais aconselhável optar pelo feijão rasteiro. Mas se forem aventureiros e quiserem colocar estacas nos vasos, estejam à vontade por experimentar cultivar feijão trepador.

Pimentos:

Facilmente se consegue ter pimentos num vaso. Tal como os tomateiros, precisam de estar em vasos mais profundos e a planta também cresce bastante em altura, por isso deve-se ter estacas ou canas à mão. O solo deve ser leve, fértil e bem drenado. A rega deve ser frequente, sem encharcar e junto à raiz. Deve-se ter em atenção que os pimentos (os frutos), quando cultivados em vasos, podem não crescer tanto como os que estamos habituados a comprar no supermercado. Os pimentos mais usuais por cá são os verdes, os vermelhos e os amarelos. (Nota: ter em conta que os pimentos vermelhos não são, nada mais nada menos, que os pimentos "verdes", só que maduros!)

Se quiserem experimentar e pôr as mãos na terra, esta será a altura do ano ideal para o fazer. Como já disse anteriormente, aconselho a comprar mudas das plantas escolhidas, ao invés de fazer sementeira. É muito mais fácil e aumentam bastante as hipóteses de sucesso, principalmente se não tiverem experiência na matéria. E apesar de já haver plantas e aromáticas em vasos, em grandes superfícies, é preferível comprá-los em estufas e hortos, pois não sofreram com o ar-condicionado.

Não se esqueçam que uma plantinha é um ser vivo. Precisa de atenção, água e muitas vezes comida. Por exemplo, se fazem café em casa, ponham os restos do café nos vasos, que elas adoram.
 
Comemorem o Dia da Terra e Bom fim de semana!
 

20 comentários:

Gracita disse...

Oi Catarina
Nunca pensei em cultivar uma hosta na varanda mas achei as suas dicas fantásticas. Eu tenho um bom quintal onde tenho a minha mas é sempre aprender
Um maravilhoso final de semana
Beijo grande

Os olhares da Gracinha! disse...

São sem dúvida boas escolhas! O quiabo também é capaz de se dar vem pois é resistente!
Por aqui...com tanta chuva tem se estragado muito!
Bom sábado Catarina

Olinda Melo disse...


Bom dia, Catarina

Belas dicas aqui nos traz e uma forma maravilhosa de comemorar o dia da Terra que também se quer todos os dias. Ter uma varanda, mesmo pequena, com estas espécies permite-nos celebrar a mãe-natureza e ter à mão ervas e uma boa salada.
Há dias apareceu-me num vaso da minha varanda uma plantinha que me pus a observar durante uns dias. À medida que ia crescendo lá a fui identificando: é uma alface. Como terá chegado até aqui? Pelo bico de uma ave ou numa revoada de vento? O certo é que vai ser muito apreciada numa boa saladinha ainda hoje. :)

Um grande abraço e obrigada pelos seus posts.

Bj

Olinda

chica disse...

Que legal ter uma hortinha na varanda , cuidar dela e poder ter tudo fresquinho e deste boa opção pra comemorar a data! beijos, lindo fds! chica

Andreia Morais disse...

É mesmo uma excelente ideia!

Beijinhos*

Simone Felic disse...

Olá Catarina

Eu plantei tomates, e já estou colhendo, é ótimo poder colher algo que a gente mesmo plantou e saber que não há tantos agrotoxicos.
beijinhos e bom fim de semana.

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Catarina disse...

Tenho montes de hortela no quintal. So estou a espera que apareca!

Unknown disse...

Olá, Catarina.
Na varanda que tenho limito-me a ervas e alfaces.
É uma excelente terapia, para além do gosto de comer o que é "nosso".

Espero que suas plantações estejam a correr como deseja ;)
Um bjn amigo

Bella disse...

Já cheira a primavera :) as plantinhas e sementinhas já brotam e em breve colheremos coisinhas deliciosas

Bjs

Catarina disse...

Olá minha querida!!
Parabéns por mais esta excelente partilha. E obrigada por tão boas dicas, como sabes aqui em casa também temos uma horta , logo todas as dicas sobre o assunto são sempre bem vindas.
Somos tão abençoados por tanto que a terra nos dá!!
Beijinho enorme , um bom feriado!

Ana disse...

Só boas ideias para uma pequena horta, e a Primavera está mesmo a pedir mexer na terra. Beijinhos

Zizi Santos disse...

estive a visitar os posts de hortaliças nas varandas!
É muito bom o que seus pais fazem, ter uma hortinha na varanda!
Agradeço as dicas de como a hortinha ter sucesso, muitas coisas eu não sabia.
Os passarinhos devem ficar famintos a tantas tentações !
Até agora não tivemos exito com essa varanda. Bate muito sol, muito vento!
tudo resseca. Mas foram plantas comuns. Tenho vontade de ter algo fresquinho para comer e plantado por nós. Vamos ver como vamos fazer. Agora sei que posso voltar aqui e tirar minhas dúvidas!
bjs

Fascínio pelos Pontos disse...

É bom agora as várias possibilidades que temos para poder criar uma horta, mesmo sem ter um pouco de terra :)
Obrigado pela partilha Catarina :)
Beijinhos

Graça Pires disse...

Obrigada pelas palavras deixadas no meu "Ortografia". Passarei aqui outras vezes.
Beijo.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

A hortelão é das minas plantas preferidas tenho sempre em casa gosto dela na alimentação bem como em chás.
Um abraço e bom fim de semana.

O meu pensamento viaja disse...

Por acaso ponho em prática essas sugestões com sucesso.
Beijo

nat. disse...

:) Que boas dicas! Tivesse eu sabido destas coisas quando fiz a minha horta na varanda... Agora a horta mudou-se para o campo, mas as dicas continuam válidas!
Beijinhos e também eu gosto de passar por aqui e ver as tuas novidades!

Sónia disse...

Obrigada pela visita e comentário no meu cantinho...

Fiquei empolgada. Esta sábado o horto que me aguarde... Vou plantar alfaces!!

Beijinhos e bom restinho de semana
Sónia

www.minhacasinhaeassim.blogspot.pt
www.100porcentopontocruz.blogspot.pt

Gata disse...

Já consegui cultivar um pimento e uns bons tomates-cherry na varanda. Até fazia visitas-guiadas aos amigos ;)
Aquele canal do YouTube, o Isaac horta em apartamento, tem vários vídeos muito jeitosos ;)

Mimirabolante disse...

REcomecei a minha horta!!!
Vamos ver se da certo e aí,comento com vc !!!