segunda-feira, 24 de abril de 2017

As Flores da Horta

Os trabalhos na horta estão ao rubro! Neste tempo de se começar a colher algumas coisas (cebolas, couves, favas, ervilhas, alfaces...), outras estão para ser semeadas e plantadas (tomates, abóboras, pimentos, melões, mais cebolo, pepino...). As ervas daninhas também já tomaram conta do terreno e temos que andar sempre de volta delas, senão "engolem" as nossas culturas. E para além destas tarefas já habituais, o tempo tem estado mais de Verão que Primavera, ou seja, já temos que andar a regar tudo e é se queremos, pois chuva para estes lados tem sido NADA. 

Mas apesar da canseira habitual, não nos podemos queixar. A horta tem sido bem generosa 💖

Hoje partilho com vocês, não os resultados das nossas colheitas, nem os trabalhos de sementeira e plantação, mas sim o que a Primavera tem de mais colorido: as nossas flores 🌺🌼🌸

↪ Começo com as Flores Silvestres, que a Natureza resolveu partilhar connosco.


Fumária temos com fartura, ao longo de todo o terreno. Foi o que nos valeu o ano passado para chamar as nossas amigas abelhas. E como podem ver na foto abaixo, elas continuam a gostar.



No ano passado não vi nenhuma, mas este ano já se vêem aqui e ali umas Papoilas para colorir (ainda mais) a horta.


A Erva de S. Roberto, também dá o ar da sua graça, embora com menos quantidade. Se quiserem relembrar para que serve esta planta silvestre, vejam aqui.


Há também nesta horta tão silvestre, uma flor bem aromática e calmante: a bela da Camomila Silvestre.


E apesar de não ter nascido aqui, mas sim a cerca de 5 Km, temos a Borragem. Como tinha dito aqui, a Borragem tem uma flor linda de morrer e já a queria ter na horta há muito tempo. Pois agora já tenho. Conseguimos transplantar com sucesso cerca de 7 pés e se tudo correr como manda a lei da natureza, no próximo ano já devem nascer sozinhas.


↪ Mas agora também já temos flores que normalmente estão no jardim, só que as nossas estão na horta. Algumas já estão a florir e outras para lá caminham.


Estes Lírios já estão na horta há muitos anos, mas no meio de tanta erva raramente se viam. Como o terreno agora já está mais bem tratado, este ano já não se escondem.


Estas Frésias cheirosas foram plantadas no ano passado e este ano cá estão a dar o ar da sua graça.


Os Crisântemos só darão flor lá mais para o final do Verão, mas continuam bem tratados.


Neste canteiro estão algumas flores que vieram directamente da horta dos meus pais e que por aqui irão ficar. Para já ainda não florescem, mas algumas estão quase, quase... O nome das flores é que não sei pois este canteiro é departamento dos meus pais. Apenas sei que há Bocas de Lobo por aqui.


↪ Para finalizar, deixo-vos com as flores das nossas verduras: umas já a espigar para dar semente e outras a florir para dar fruto ou vagem.


As primeiras Ervilhas e Favas que semeámos já estão a dar vagens com fartura, mas as que semeámos a seguir ainda estão carregadinhas de flor. 


As Oliveiras estão mesmo para começar a florir, estão cheia de borbotos. Espero que este ano dêem bastante azeitona, para curtir, pois claro!


O Nabo Greleiro já tem flor. Agora é só aguardar que dê semente, pois queremos guardar o máximo que conseguirmos.


Para também recolhermos a semente, deixámos espigar um Brócolo. E ficou assim, cheio de florzinhas amarelas pálidas. 


Este Rabanete ainda não está em flor, mas falta pouco tempo. Deixámos na terra uns quantos, para podermos recolher também semente.


E estas são algumas das flores que temos agora na horta. As abelhas adoram e nós também 😄

Boa semana!

22 comentários:

Anónimo disse...

Linda A tua horta Catarina :) que bom viver assim.
Beijinho bom feriado.

chica disse...

Tão lindo ter uma horta e ainda mais desfrutar das suas flores belas que lá nascem! LINDO! bjs, chica

Andreia Morais disse...

Bem bonitas!
Adoro Papoilas *.*


Beijinhos*

helena disse...

Natureza generosa.

Bella disse...

Que belíssima horta! Parabéns!
Bjs

Cláudia S. Reis disse...

Adoro a vossa horta! Quem me dera ter um espaçinho assim. E essas papoilas derretem-me o coração. Não fossem elas as minhas flores preferidas :)

O Cantinho da Fia disse...

Mas que horta tão colorida! Não conhecia a Borragem, mas fiquei apaixonada :)
Beijinho e boa semana

Cláudia disse...

Bem, quanta variedade!
Os meus parabéns, é bela =D

Beijocas

Andreia Morais disse...

r: Há mesmo :D
Muito, muito obrigada!

Beijinho grande*

Lete disse...

Um belíssimo e colorido desfile... Catarina, que lindas flores!
Adorei as fotos e fiquei cheia de inveja (da boa, é claro) das ervilhas e das favas. Gosto tanto delas assim na vagem! Por cá não consigo comprar favas a vagem das favas, na minha terra chamam-se favas de burel e são cá um petisco... adoro! Não conheço ninguém que coma a vagem das favas como nós comemos e por isso quando pergunto na frutaria, ficam a olhar para mim... :(
Obrigada pelas fotos deliciosas que me fizeram sonhar e salivar, rsrs.
Beijinho grande e muita coragem para tratares as tuas maravilhosas plantas!

Prata da casa disse...

Tão linda esta horta! É a natureza e a primavera em todo o seu esplendor.
Bjn
Márcia

Carla Ramalho disse...

É por isso que adoro a primavera, só cor espalhada pelo contínuo verde :)

Beijinhos ...
Guloso qb

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

E os campos começam a ficar coloridos com estas belas flores silvestres.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

O meu pensamento viaja disse...

Catarina, bem sei queo trabalho é imenso, mas vale tanto a pena!
A tua horta enche os meus olhos de puro encantamento.
Beijinhos

Fascínio pelos Pontos disse...

Que flores lindas e maravilhosas Catarina :)
Que horta fantástica :)
Vou dizer à minha mãe para deixar espigar alguns legumes para aproveitar as sementes ;)
Obrigada por mais uma partilha tão bonita :D
Boa continuação :)

Simone Felic disse...

Olá Catarina
A horta pelo que estou vendo está de vento em poupa,
agraciando vocês com todo trabalho que vocês dedicam,
as ervilhas são muito lindas com as flores, vi somente aqui,
adorei as flores, é muito bom tê-las para as abelhas sempre
fazerem visitinhas tão importante para a horta também.
Bjs

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Zizi Santos disse...

Olá Catarina
e eu que em sonho pensava conhecer sua horta !
não daria tempo eu sei
mas sonhei . Na sua região deve ter castelos lindos. Portugal é muito lindo eu sei. Mas eu não teria $$ para conhecê-lo todo. Quem sabe um dia eu volte para conhecer o restante.
Tudo floresce na sua horta,ótimas produções estão por vir !
Alguns não conhecia, tipo a camomila silvestre que vejo secas em saquinhos de chá. E o nabo greleiro, são os grelos que vimos com o bacalhau ?
Aqui temos ótimos brócolos e nos restaurantes sempre há arroz de brócolis como costumam chamar aqui no RJ Muito saboroso.
Catarina é um privilégio cultivar todas essas hortaliças e poder consumir sem o perigo dos venenos
Curta muito e aproveite as amiguinhas abelhinhas ! São sábias e espalham fertilidade
bjs

Anónimo disse...

É a estação mais bonita do ano. Pena o pólen fazer-me alergia na vista (o pólen e os pelos da cadela).
Tinha a ideia de que a fumária era venenosa... pelo menos assim me ensinaram em miúdo.

Elisabete disse...

Que flores maravilhosas!
Bjs

Amélia disse...

Adorei ver esta linda e florida horta.
A erva de S.Roberto o meu irmão tanto fala eu esqueço completamente
O fim de semana passado estive em Trás-os-Montes e trouxe de casa da minha irmã uma planta de floresinhas lindas azuis que não sabia o nome (a borragem) também trouxe alfazema.
A sua horta e mesmo um encanto.
Bom fim de semana
Bjs

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Até as ervas daninhas
Dão maravilhosas flores
Que de tão sutis as cores
Nem se nota, pobrezinhas...

Mas são divinais, vizinhas
De mudas de mais valores,
Por daninha, os temores
Destas erva e gavinhas

Assustam o agricultor
Por ter um certo temor
De outras prejudicar.

Mas são belas. Uma flor
Espontânea é o amor
Exposto ao chão em altar.

Grande abraço. Laerte.

Os olhares da Gracinha! disse...

Um belo e variado colorido!
Por aqui apanhei hoje as últimas favas e ervilhas!!!
Os meus lírios também já secaram tal como os jarros!
Ando atar as videiras e apanhar ervas!!!
Bj