segunda-feira, 4 de julho de 2016

Mirtilos e Gentileza Gera Riqueza

Enquanto os melões e as melancias da horta não chegam, a fruta de eleição deste Verão tem sido o Mirtilo. A pequena e deliciosa baga azul arroxeada, rica em antioxidantes e muitos outros nutrientes*, tem sido a fruta mais consumida nesta última semana, por estes lados.

(Mirtilos do lanche)


Eu conto. Foi na semana passada, que a minha mãe foi ao mercado municipal e me trouxe uma caixinha de mirtilos. Ela sabe que eu gosto e sabe também que faz bem na prevenção das cistites, problema chatérrimo que eu sofro desde bem pequena (falarei melhor sobre isto noutra altura)

Quando recebi a caixa, detectei uma pequena anomalia na embalagem, que em nada implicava na conservação ou frescura das bagas. Mas decidi comunicar à empresa essa anomalia, por uma questão de consciência. E assim fiz. Enviei uma mensagem privada na página de Facebook da empresa, com uma foto da embalagem, a alertar para a situação.

Eles foram muito simpáticos, agradeceram muito o reparo e foram verificar as outras embalagens nos pontos de venda. A minha afinal era a única que tinha aquela situação. Não tinham que me dar essa informação, mas como cliente até gostei de saber o seguimento do processo.

Mas o que aconteceu a seguir é que foi absolutamente surpreendente e inesperado. No final desse dia, já tarde, tinha uma mensagem a dizer que me queriam agradecer a informação, com uma caixa de mirtilos! Tive que ler novamente a mensagem, pois nos dias que correm, onde é que uma empresa faz isto?
Não posso negar, fiquei super-contente e orgulhosa de ter perto de mim uma empresa que reconhece que gentileza gera riqueza e que não se preocupa só com o lucro. Eu, que até já era cliente, fiquei fã. Para além de produtores biológicos, com produtos deliciosos, são simpáticos e gentis. Ainda há esperança no mundo!

Mas não acabou por aqui, pois quando fui buscar a caixa de presente ao mercado municipal, vi que não me tinham deixado uma mas sim DUAS caixas. Fiquei sem palavras. Ainda disse à senhora que tinha guardado a encomenda, que devia haver algum engano, mas ela disse que não. 

(as duas caixas)

Conclusão disto tudo: afinal, sempre compensa fazer boas acções e aqueles mirtilos são definitivamente os melhores do Mundo!

Boa semana!

*Nutrientes do Mirtilo: é rico em vitaminas A, B, C e diversos sais minerais, como cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio, selénio e zinco. A pequena baga tem também pectina e taninos, bem como ácidos málico, cítrico e tartárico e é rica em fibra.

34 comentários:

nat. disse...

:) Que sorte!
Eu já provei dos meus! mais precisamente 2 bagas... que as outras os melros tomaram conta...
Beijinhos e boa semana!

Catarina disse...

uma fruta que nao falta aqui em casa em qualquer estacao do ano.

Boa escolha.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

É verdade minha amiga foi realmente compensada pelo seu alerta à empresa o que realmente nos dias de hoje é raro, deveria de servir de exemplo a muitas empresas.
Um abraço e boa semana.
Andarilhar

Bella disse...

Felizmente mirtilos é coisa que há em abundância na minha terra :) Encomendamos aos quilos para congelar para termos para o ano todo.
E já provamos das framboesas do nosso quintal e são bem docinhas :)
Quanto às cerejas, os pássaros fizerem o obséquio de as comer todas ainda verdes!

bjs

O meu pensamento viaja disse...

Realmente surpreendente!
Faz-nos bem este tipo de atitude - acreditamos na honestidade e bondade humana!
Mas tu fizeste muito bem a tua parte!
Beijinhos

Andreia Morais disse...

É bom saber que ainda há empresas com esse cuidado!
Também adoro mirtilos :)

A.João disse...

Já tenho ginjas, physalis e pitangas no meu quintal, faltam os mirtilos :)

Elisabete disse...

Foram impecáveis.
Por acaso, adoro mirtilos.
Bjs

Simone Felic disse...

Olá Catarina
Acredita que ainda não comi tal fruta, já ouvi e vi pela internet, mas nunca comi, aqui esta fruta é absurdamente cara.
bjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Te disse...

Muito bom...

São estas as empresas que merecem ser divulgadas e ter toda a sorte do mundo para que cresçam. :-)

helena disse...

São frutos fabulosos. Experimentei plantar, mas não tive sorte ou não soube escolher o melhor lugar para os ter.

Andreia Morais disse...

r: As casas em pedra têm logo outro encanto *.*
Sem dúvida, concordo contigo!

Zizi Santos disse...

A empresa que preza o seu cliente com responsabilidade e seriedade tem uma conduta assim. São poucas, mas existem. fico feliz que tenha consumido as frutas que tanto te faz bem ressarcidas por essa empresa que tem um ótimo conceito ao tratar sua clientela.
Aqui os mirtilos são extremamente caros. Marido costuma me presentear com eles. Mas de vez em quando. Não dá para comprar como se fossem laranjas, bananas ou outras frutas. E mirtilo é uma delícia!!!
Outra furta que gosto é lichia. Ah eu gosto de todas! rs
Catarina , um dia quando eu for para Lisboa, gostaria de lhe conhecer!
bjs

Os olhares da Gracinha! disse...

Uma atitude correta e um exemplo a seguir!
Vou ver se este ano planto um mirtilo!
Bj amigo

Miguel Gouveia disse...

Sem dúvida alguma, Catarina! De facto foi pouco o tempo e escasseou bem rápido mas ficou a vontade de voltar em breve :D

Adoro mirtilos :D Pena que aqui seja complicado encontrar. Só mesmo em hipermercados o que, nem sempre, é a melhor opção :/

NEW GET THE LOOK POST | Wedding Irreverent Look.
×Pieces Of Me, Blog
×@mgouveiaa, instagram
×Facebook Official Page

As Mulheres 4estacoes disse...

Eu nunca experimentei, nem consigo imaginar qual o sabor. Mas os frutinhos são lindos.
Foi muito gentil a empresa te enviar os mirtilos como forma de agradecimento é bom saber quando uma coisa assim acontece.
Um abraço,
Sônia

Graça Pires disse...

A empresa funciona mesmo bem. É assim que se devem gerir os negócios...
Gosto de mirtilos. E gostei muito da sua crónica.
Beijos.

Carla Ramalho disse...

Adoro mirtilos e agora fiquei cheia de vontade de comer alguns :)
Beijinhos ...
Guloso qb

As Receitas da Mãe Galinha disse...

Adoro mirtilos e ainda por cima estão carregadinhos de "coisas" boas para a nossa saúde!
Beijinho
http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

Prata da casa disse...

Fizeste a tua parte,mas a empresa foi muito correta e simpática.
Os mirtilos são frutos deliciosos e fazem muito bem à saúde.
Bjn
Márcia

Os olhares da Gracinha! disse...

Catarina...obrigada pela dica do esparregado de feijão verde!

Eu fui à procissão da noite...mas a confusão é muita!

Também me encantei com as decorações à Rainha Santa!

Bj amigo e obrigada pela visita

piteis da dinha disse...

Oi Catarina!
Vou fazer um post em breve sobre isso também, te aviso!
Amiga, quanto a sua pergunta sobre o picles, o meu fica uns 5 dias na geladeira e acaba logo pq uso muito em saladas, mas se colocar em vidro esterilizado dura bem. Não vou te passar o tempo certo pq nunca contei, mas o vinagre é um ótimo conservante.
Bjssss e uma semana abençoada p/vcs

A Casa Madeira disse...

Muito bom para a saúde...
Continuação de boa semana.

Existe Sempre Um Lugar disse...

Boa tarde, não devemos perder a oportunidade de reclamar ou de elogiar, assim estamos a contribuir para um melhor serviço e para o reconhecimento de quem merece, com toda a razão, enaltece a simpatia do fornecedor, é raro uma empresa agir como a que se refere, normalmente arranjam sempre aquela conversa a rodear e nada dizem, assumir o erro é inteligente.
Feliz fim de semana,
AG

tulipa disse...


Olá Catarina

Acredita que nunca comi esta fruta!
É verdade.
Também é uma fruta que se fala nos últimos anos, antigamente ninguém falava nos mirtilhos.


Cada vez mais devemos "reclamar ou elogiar",
assim estamos a contribuir para um melhor serviço

Aproveito agora para lhe agradecer a visita ao meu blog
e o comentário que deixou:
Tem toda a razão: Viajar enriquece a alma e o coração!

Tenho por hábito, divulgar e também partilhar
um pouco das minhas viagens e experiências.

Caso queira, acabei de fazer um post novo:
http://tempolivremundo.blogspot.pt/

Beijinhos
e bom fim de semana!

Aromas com Amor disse...

Adoro mirtilos! Também já me aconteceu uma situação semelhante com um pacote de leguminosas e a empresa em causa presenteou-me com uma oferta de produtos. Não haja dúvidas que as reclamações construtivas são bem vindas.
bjns

Horticasa disse...

Dizem que há sempre um retorno, se fazes o bem o bem volta para ti.
Obrigada pela visita, beijinho
PS. sempre vamos ao Caldas Trail? gostava que nos encontrássemos.

Cláudia S. Reis disse...

Esses mirtilos têm tão bom aspecto!!

Mimirabolante disse...

Eu também nunca comi!!!
E concordo com o comentário acima, tem sido muito falada esta fruta...
Obrigada pelo carinho e a presença no meu blog...
Beijocasssssss

Anajá Schmitz disse...

Que fruto lindo, por aqui ainda não apareceu.
Bjos

Os olhares da Gracinha! disse...

Amiga...esteja atenta pois vou falar sobre o feijão verde...um dia destes!!!
Bj e sábado vou a Sever do Vouga à Festa do Mirtilho

Ana disse...

Encontra-mos a cada passo pequenas coisas que nos indicam que há esperança de um mundo melhor, essa empresa além de bio ainda é atenciosa com os clientes, é merecedora dos teus elogios, muito bem, beijinhos

Unknown disse...

"Ainda há esperança no mundo" - sim! É raro, mas vai se encontrando gente de consciência, gente amável, gente que nos faz sentir que vale a pena ;)

bjn

CÉU disse...

Olá, Catarina!

Espero k estejas bem. Eu estive de férias até 6ªf e voltei bem no fim da tarde para escapar à avalanche do início de outras pra mta gente.
Continuo de férias, mas em minha casa, k é um hotel de milhões de estrelas, em minha opinião.

Nunca comi mirtilo, mas já estive várias vezes para comprar.
Excelente a tua chamada de atenção, tal como a receção do teu reparo. Atualmente e numa grande percentagem de empresas, o cliente tem sempre razão. Enfim, tudo se pode trocar no prazo indicado na fatura.
Boa! Duas caixas! Há horas de sorte e simpatia.

Beijinhos e boa semana.