domingo, 4 de março de 2018

A Horta de Março 2018

Sim, voltei. Ou melhor, não desapareci de vez. Assim, num piscar de olhos, passou-se mais de meio ano desde que escrevi aqui pela última vez. E já estamos num novo ano, no 3º mês!
Não se passou nada de especial, não houve nenhum evento catastrófico nem me deu vontade de fazer um jejum do blogue, não.
Apenas não tive tempo (há pouco mais de um ano embarquei numa aventura de criar o meu próprio negócio e isso dá muuuuiiiitooo trabalho). E quando tinha um tempinho, não tinha inspiração para escrever, parcialmente porque escrever, produzir conteúdos escritos, é uma das minhas tarefas (quase) diárias e isso desgasta a veia criativa. E quem pagou? O "Ecológica, quem? Eu?", claro.

Sim, porque eu continuei a ser ecológica, a fazer horta sem químicos, a reaproveitar todas as embalagens que podia, a reutilizar o possível, a fazer por diminuir o meu desperdício ao máximo, a evitar  o consumo desnecessário, a apreciar a natureza, a fazer desporto, a alimentar-me o mais equilibrada e saudavelmente possível e tudo mais o que fazia antes.
E sim, tinha (e tenho) sempre muitos assuntos que falar!
Só que não tinha tempo para partilhar. 

Mas eu tenho saudades, muitas. Da escrita, das pessoas que conheci por aqui, dos conhecimentos que adquiri, das inspirações...Por isso, sempre que puder virei cá escrever. E irei visitar os outros blogues que me inspiraram sempre. Porque me faz falta. Muita.

Mas deixemos-nos de justificações e vamos ao que interessa:
→ O que é que eu tenho este ano na horta?

Da horta de Inverno ando a apanhar couves, brócolos, rabanetes e espigos de couve e nabo.

(cabeça do brócolo não é muito grande, mas sei que ainda irá dar muitos broccolinis, ou seja, rebentos de brócolos)

(couve bacalã - finalmente um ano com couves fantásticas)
As cebolas que plantámos no final do ano passado já estão a criar cabeça e as ervilheiras, com esta chuva maravilhosa, estão que é um mimo 👌

(depois de tirada a erva, colocámos fagulha para atrasar o aparecimento de mais e para tornar a terra mais fofa)
No canto superior esquerdo da imagem abaixo, vêem-se alguns garrafões (metades) que servem de mini-estufas a uns pés de espinafres que plantei na semana passada. Agora é só esperar que peguem e que invadam essa parte do terreno, para poder ter espinafres frescos durante muitos anos.

(as ervilheiras com fetos secos, para diminuir o crescimentos das ervas daninhas)
As primeiras favas que plantámos nesta época também já estão todas jeitosas, bem crescidas e algumas já com flor. As da segunda rodada de plantação só agora começaram a espreitar.


Este ano, pela primeira vez não iremos comprar alfaces nem sementes, não porque nos tenham dado, mas porque no canteiro onde estiveram algumas no ano passado, nasceram umas dezenas. Houveram algumas que espigaram e deixaram sementes. E lá estão elas, espalhadas pelo canteiro, prontinhas para ir fazer consociação com outras culturas. É a maravilha da natureza a replicar-se a ela própria, sem interferências externas.

(a foto não é muito boa mas dá para ver a alface pequenina entre as folhas de oliveira)
Já plantámos também a cebola da época e desta vez juntámos uns pés de cebola roxa. Temos ainda mais dois canteiros de favas e ervilhas, um canteiro de alho francês, salsa, coentros, dois canteiros de beterrabas, sementes de pepino, um alfobre de cenouras, um de couve-flor e um de acelgas.

Falta ainda colocar abóboras, courgetes, feijão e talvez experimentemos melões e melancias novamente.
Uma das novidades da horta que ficaram por contar, foi a plantação de 3 árvores de fruto, na melhor altura para elas: o Outono. Assim, a horta fica mais completa com uma tangerineira, uma macieira (fuji) e uma pereira (pêra rocha). 
(três destas já estão na minha horta)

E assim fica completa a actualização da nossa horta. Até breve, espero 😄

Boa semana!!!!




16 comentários:

Andreia Morais disse...

Ainda estes dias me lembrei de ti. Já tinha saudades de te ter por cá :)
Que horta maravilhosa!

Graça Pires disse...

Já tinha dado pela sua falta...
Que a sua horta dê tudo o que planta, pois sei que o faz bem...
Uma boa semana.
Um beijo.

nat. disse...

Bem-vinda de volta!
Já tinha saudades destas atualizações!
Beijinhos e boa campanha!

CÉU disse...

Olá, Catarina!

Que feliz fiquei por saber que estavas bem e que agora és uma "empresária" ecológica, evidentemente e de sucesso.

Tanta coisa bonita e saudável, que vais plantando. É preciso gostar da atividade. Que quinta diversificada e útil para ti e clientela, mas que "trabalhera"!

Qto a mim, ou melhor, qto à minha mão esquerda, vou ser perada amanhã, tal como foi a dta. em 206 e pelos mesmos motivos. Estou confiante, mas... de certo modo um bocadinho ansiosa.

Agradeço a tua visita e palavras amigas. A amizade, mesmo virtual, é fantástica.

Beijos, boas colheitas e dias melhores, climatericamente.

Konigvs disse...

Ó Catarina, desculpa lá mas isso do "tempo" sabes que é uma desculpa um bocado esfarrapada! Uma fotografia, uma coisinha que seja, e publicas no blogue. Não se perde assim tanto tempo. E eu contra mim falo, porque às vezes ando a fazer certos trabalhos no jardim e esqueço-me que tenho um blogue de jardinagem e plantas! E bastava tirar uma ou outra fotografia e depois explicar o que andei a fazer. Às vezes tenho pena que algumas pessoas que seguia vão abandonando a blogosfera, mas claro que cada pessoa tem a sua vida e sabemos lá nós da vida dos outros!
Muito sucesso e espero ver-te por aqui mais vezes!
Beijinho

Bucólico-anónimo
Multi-resistente
Plastrão

Lete disse...

Oh, Catarina, quantas saudades!
Como se costuma dizer, quem desaparece, esquece...
No entanto, não me esqueci de ti e sempre que vejo uma horta linda e cuidada, vens-me à lembrança. Espero que fiques por aqui, pois a blogosfera precisa de excelentes exemplos de vida ecológica como a tua. Não desistas, mesmo que venhas pouco, quantidade não significa qualidade. :)
A tua horta, está um mimo, se morássemos perto, havia de comprar-te legumes frescos todos os dias!
Que tenhas um feliz regresso, eu por enquanto sorrio com a tua presença neste cantinho.
Beijinho muito grande!

La Biosfera de Lola disse...

Precioso tu huerto Catarina. Precioso post. Besos.

La Biosfera de Lola disse...

Hola Catarina, tu huerto esta hermoso, gran idea de usar los helechos para cubrir la tierra. Yo aún no pude sembrar nada y solo tengo coles y puerros, espero que mejore el tiempo. Besos.

CÉU disse...

Olá, Catarina!

Então, como estás? E o negócio? Espero k vá de vento em popa.

Fui operada, como te disse, no anterior comentário no dia 06-03 e correu tudo bem. Comecei a fazer fisioterapia, por indicação médica, antes do tempo, acho eu, e a semana passada a costura cedeu um bocadinho. Resultado, tive de levar 2 pontos e parar com a fisioterapia. Agora, é uma questão de tempo. Que raio de tempo este! Tanta chuva!

Beijinhos e qdo puderes posta e aparece.

As Mulheres 4estacoes disse...

Também eu, ando devagar nas postagens e visitas aos blogs amigos.
Hoje estou aproveitando a pausa do feriado pra poder fazer isso.
Sua horta como sempre, dá gosto de ver.
Um abraço e desejo de ótimo mês.

CÉU disse...

Que é feito da sua "empresária -rs?

espero k estejas bem e k o negócio esteja dando lucro e bons e sãos alimentos.

Beijinhos.

Heloisa de Mesquita Inoue disse...

Nossa, meu sonho é plantar alho, mas, aqui no Brasil não sei a época certa. Beijos!

A Casa Madeira disse...

Passando para ver as novidades e te
desejar uma boa entrada de mês.
janicce.

CÉU disse...

Mas o k é feito da menina Catarina?

Estás bem? Faz um post a dizeres k está tudo bem, mas andas mto ocupada.

Beijinhos e o calor continua.

Horticasa disse...

... e então? que passa?
beijinh, eugenia

Heloisa de Mesquita Inoue disse...

Minina, cadê você? Saudades! Beijos!