segunda-feira, 15 de maio de 2017

Benefícios da Beterraba Vermelha

Finalmente começámos a colher as beterrabas da época! Depois de um início algo lento, uma vez que as plantámos em Novembro do ano passado e tivemos de as transplantar em Janeiro para um local mais soalheiro, a espera recompensou e já colhemos por duas vezes.

(As duas vezes que já colhemos beterrabas - também fizeram parte do cabaz: ervilhas, favas, cebola roxa, couves)
E como são grandes as deste ano! Bem maiores do que as que plantámos no ano passado.
Este ano plantámos mais cedo e, quando vimos que elas não se desenvolviam, transplantámos grande parte para dois canteiros onde recebem bastante mais sol. Elas gostaram e, após esta semana de chuva, deram uma pulada daquelas!

(foto Instagram @ecologica_quem_eu)
Apesar de a beterraba não ser o meu legume favorito, gosto mais do sabor das minhas do que de qualquer outra que tenha provado. Antes obrigava-me a comer beterraba vermelha, pois diziam que tinha muito ferro e eu como já tive anemia uma vez, fazia esse esforço. Com estas não posso falar de esforço, pois o sabor doce sobrepõe-se ao sabor terroso que me fazia confusão.

Vamos então conferir os nutrientes deste vegetal de cor linda:
Sais Minerais - Potássio, Zinco, Manganês, Fósforo, Ferro;
Antioxidantes -Betaína,  Metionina, Flavonóides, Carotenoides;
Vitaminas - A, complexo B, C;

A beterraba tem ainda Nitrato e muita Fibra, que, juntamente com os outros nutrientes fazem dela um super-legume, com os seguintes efeitos na nossa saúde:
- Melhora a digestão e previne a obstipação;
- Ajuda no bom funcionamento do fígado;
- Auxilia na boa formação dos ossos;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Protege o sistema nervoso central e ajuda na manutenção da saúde mental e na prevenção da demência;
- Diminui o mau colesterol e aumenta o bom, logo ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares relacionadas;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Retarda o envelhecimento, pois contém poderosos Antioxidantes;
- Ajuda a prevenir a anemia, não tanto pela quantidade de Ferro que possui, mas sim por também conter Vitamina C, o que faz com que esse Ferro seja mais facilmente absorvido pelo organismo;
- Estimula a produção de glóbulos vermelhos;
- Melhora a função muscular;
e mais.

Estes benefícios são mais que suficientes para se consumir beterraba, mesmo que não se adore. Entre sopas, saladas, sumos e até gelados, seja crua, cozida ou assada, a verdade é que não há desculpas para não consumir este legume.

(oito GRANDES beterrabas - completamente biológicas!)
Deste "ramalhete"de tubérculos biológicos de cor vibrante, metade foi para a minha mãe e agora há que arranjar novas receitas para aproveitar ao máximo todo o sabor e cor. A primeira já usei numa sopa e irei congelar algumas para continuar a usar assim. 
Mas também quero experimentar assar e fazer pickles. Aceitam-se sugestões de receitas diferentes que eu ainda tenho muitas mais para colher!

E vocês, gostam de beterraba?

27 comentários:

helena disse...

Adoro sumo de beterraba com maçã.

Anónimo disse...

Ola Catarina, acreditas que nunca comi? :) mesmo! mas tem um ar apetitoso e se fazem bem, tanto melhor :)
Beijinho linda.

Catarina disse...

Gosto muito de beterraba. Cozida, no forno ou em sumos. Uma combinação que me agrada bastante num sumo é: beterraba, cenoura e maçã reineta. : )

Simone Felic disse...

Olá Catarina
Eu comecei a comer na gravidez da minha filha mais velha e não parei mais de comer beterraba, adoro cozida, mas só como cozida quando é na casa de alguém, aqui ela é só crua mesmo para aproveitar todo seu potencial proteíco.
Bjs

O meu pensamento viaja disse...

Obrigo-me a comer, mas não gosto.
Ficam bem no bolo red velvet, substituindo o corante.
Em sumo nunca experimentei. Bj

Bella disse...

Que beterrabas lindas e cheias de nutrientes.

Fazem tão bem ao sangue e é um tubérculo precioso para a saúde em geral.

Pena que eu não gosto do seu paladar, talvez porque a nunca as comi na infância. Mas de vez em quando faço sumo com maçã, ou faço sopa com muita cebola e lá as como.

Parabéns pela horta.

Bjs

chica disse...

Gosto de beterrabas e mesmo sem saber de tantas propriedades dela! beijos, linda semana! chica

Unknown disse...

Eu adoro!
Cozida, em saladas, em sumos e em sopas!
Há pouco tempo falaram-me do bolo de beterraba (http://pedradolar.blogspot.pt/2012/04/o-meu-bolo-de-beterraba.html), ainda não experimentei, mas estou curiosa.
Beijos


Zizi Santos disse...

Que lindo buquê de beterrabas!
sua horta está bem produtiva
digo que elas são mágicas, pois , certa vez curaram minha anemia
Experimente cortar em rodelas e assar no forno . Demora mas ficam deliciosas.
Suco de beterraba com laranja também adoro.
enfim, são tantas receitas que voc~|e já deve conhecer
eu prefiro cruas, bem raladinhas
bjs

Catarina disse...

Que maravilhosa colheita!!!
Acabei de me lembrar que nos esquecemos de plantar beterrabas este ano!!
O que eu lamento pois adoro beterraba crua na salada ou para fazer sumo com laranja, e no ano passado foi usar e abusar!
Que falha a nossa, estava convencida que tínhamos plantado:(
Beijinho enorme minha querida e continuação de boas colheitas!

Andreia Morais disse...

Para ser sincera, acho que nunca provei. Mas tem imensos benefícios, de facto!

Beijinhos*

A Casa Madeira disse...

Aqui aproveita-se tudo da Beterraba.
Boa continuação de semana.
Abraços.

miradouro das cruzes disse...

Cara Amiga,
Um encanto o seu blogue, com todas as suas experiências e comentários. Quanto à Beterraba, penso que a sua utilização crua (p.ex. saladas) trás mais benefícios em termos de qualidade. Votos de sucesso, Carlos

Os olhares da Gracinha! disse...

Adoro beterraba mas este ano não tive sorte!
Gosto de a comer em cru ... ralar em saladas ... cozer e acrescentar ao puré para lhe dar cor ... e grelhar!
Dei muita à minha mãe e aprendi a gostar dela!!!
Bj

Cantinho da Gaiata disse...

Adoro, adoro! Cá por casa comemos muito em salada, aproveitamos sempre a água da cozedura, fresca é uma delícia, mas só quem bebe sou eu.
São mais os benefícios que contras, embora muita gente não goste pelo sabor a terra.
É uma questão de habituação.
Beijinho grande e boa colheita.

Fascínio pelos Pontos disse...

Mas que bom ver essa colheita Catarina :)
É tão bom quando colhemos os "frutos" do nosso trabalho ;)
Eu gosto de beterraba, mas só costumo comer em saladas, ralada.
Na sopa, não fica a sopa com uma cor demasiado escura?

Beijinhos e bom fim de semana :)

As Receitas da Mãe Galinha disse...

Oh pá não sou nada fã dessa menina... tem uma cor linda sem dúvida e é cheia de coisas boas mas não consigo a não ser em bolo! Fica muito bom e nem se percebe o sabor!
Beijinho
http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

Lete disse...

Costumava usar na sopa, mas depois cansei daquela cor tão avermelhada. Mas gosto crua. Que bela colheita, Catarina, é uma festa passar por aqui!
Beijinho grande, querida!

Gracita disse...

Olá Catarina
Como estão lindas e tenras as suas beterrabas.
Já salivando só de imaginar esse saboroso legume numa salada tropical
Uma semana de paz e bênçãos. Beijos! ¸.`★•¸.`★•¸.♥♥♥♥♥

Poções de Arte disse...

Gosto! Sempre gostei e também tive que comer por conta de anemia. Mas, o sabor terroso é o que me atrai até hoje. Tanto que prefiro crua para sentir esse gostinho.
Meu cunhado faz pães. Ele vende pão e um dos sabores é de beterraba. Fica uma cor linda! E o sabor terroso é levemente perceptível.
Linda sua colheita, que Deus abençoe!

Abraços esmagadores e feliz dia.

Elisabete disse...

Eu cá gosto muito.
Bjs

Elvira Carvalho disse...

Durante muito tempo andei a fazer sumo de beterraba para o marido. Ele fez radioterapia, e depois teve algumas anemias quase seguidas.
Um abraço

Meadas Soltas disse...

Que grandes! no meu m2 de varanda semeei algumas ... nasceu ... pouco maior que tremoços :)
Já tinha ouvido falar nos beneficios, mas cá em casa só o marido come sem torcer o nariz :)
beijinhos

CÉU disse...

Olá, Catarina!

Creio k comi umas duas vezes beterraba, mas não fez nada o meu género. Comi crua e na salada.

Sei k tem montes de propriedades, mas eu acho que é tudo uma questão de modas. "Ontem" não se podia comer isto ou aquilo, atualmente, faz mto bem.

As beterrabas, as tuas, são um espanto. Podes até dar aos amigos e vizinhos.

Não te posso dar sugestões, pke detesto e não sei cozinhar, tal como te digo sempre. Se fosse poesia pra "cozinhar" talvez tivesse "n" ideias.

Beijos e boa semana.

As Mulheres 4estacoes disse...

Eu gosto da salada cozida. Aqui na cidade que moro tem uma horta onde o proprietário vende vários legumes e verduras, sempre que posso, vou até lá. Com certeza elas são mais adocicadas e saborosas do que as que se encontram no hortifrúti.
Um abraço

PINTA ROXA disse...

Olá Catarina.
Eu como muita beterraba devido à anemia crónica que tenho.
Gosto dela nas saladas, em pikles e assada, mas gosto mesmo é dela crua curtada bem fininha nas saladas é muito boa ( para mim claro..)
Da casa da mãe tenho trazido muitos espinafres, e tenho feito de varias formas pois não os quero estragar.
Até crepes de espinafres salgados para acompanhar carne assada eu tenho feito.
Beijinhos e até...

Unknown disse...

Adoro beterraba vermelha..
Costumo plantar todos os anos algumas dezenas de pés, à duas semanas colhi 2 enormes, uma com 2,4 e outra com incríveis 2,8kg