terça-feira, 13 de junho de 2017

Como Aproveitar Cascas de Legumes e Frutas.

Agora que muitos dos legumes que consumimos vêm da nossa horta, faz-me ainda mais confusão pôr no lixo as cascas e os talos que não uso.
E se alguns restos de legumes vão parar logicamente à caixa da compostagem*, outros vou-lhes dando usos diferentes.

* para fazer fertilizante biológico para usar na horta.
(cascas prontas para ir para a compostagem)
Restos de legumes (cascas de cenoura, folhas de alho francês, talos de couve):
- Cozem-se só em água e depois coa-se o líquido. Fica um delicioso e nutritivo caldo de legumes, para sopas e outros pratos;

Talos de couve flor e brócolos:
- Costumo juntar aos legumes do creme da sopa e depois passo tudo com a varinha mágica. Quando não tenho sopa para fazer, vou guardando no congelador, para utilização futura.

Cascas de alho:
- Coloco durante uns dias em água, num recipiente fechado a "marinar". Quando já está um líquido mais escuro está pronto para usar na horta. É um excelente repelente de insectos biológico (pulgões e outros). O cheiro é intenso, mas compensa.

(Cascas de alho em água: o aspecto não é grande coisa, mas é eficaz)
Cascas de citrinos:
- Juntando a vinagre branco, faz-se um limpa-tudo para a casa. Vejam as quantidades e tempo de infusão das cascas aqui.

Restos de limão:
- Se as cascas de limão podem ser usadas no limpa-tudo de citrinos, o restante do limão (parte branca, peles e alguma polpa) pode ser usada para limpar o microondas.

Restos de cebola (a parte da base com raízes):
- Relembrem aqui como cultivar novas cebolas ou cebolinhas, facilmente em casa.

Cascas de vagens (favas e ervilhas):
- Na altura das favas e das ervilhas, as cascas eram tantas que, em vez de as colocar misturadas na compostagem, colocava-as directamente na terra à volta das outras culturas. Para além de irem decompondo directamente no lugar dos outros legumes (dando azoto), a camada das cascas também ajudou a que as ervas daninhas não crescessem tão rápido.
 

Cascas de maçã:
- Aproveitando as cascas e os centros das maçãs, faz-se vinagre de maçã, que depois dá para aproveitar para variadíssimos usos. Esta receita ainda não experimentei, porque na verdade não costumo comer maçã muitas vezes. Mas já está na calha para teste, pois este ano a minha macieira Fuji está carregadinha! E estas maçãs, eu ADORO.

(as maçãs Fuji estão quase...)

E vocês, o que fazem às cascas?

32 comentários:

Bella disse...

Nós pomos numa rima para compostagem. Os talos do brócolo descasco e ponho a cozer com a parte de cima com batata e fica tenro. É uma delicia.

Bjs

Anónimo disse...

Excelentes sugestões. Eu utilizava tudo para fazer caldos.

Catarina

Catarina disse...

Olá querida Catarina!!
Como eu adoro passar aqui no teu cantinho. Gosto imenso das tuas partilhas. Para além de inspiradoras ensinam sempre alguma coisa. E isso é tão bom.
Muito obrigada por tantas dicas e por estares aqui no mundo dos blogues a enriquecer este mundo que eu tanto gosto.
Beijinho enorme

Lete disse...

Bem, eu deito as cascas fora... mas agora fiquei a cismar numa forma de as aproveitar. Gostei muito das dicas, obrigada, Catarina! :)

Carla Ramalho disse...

Óptimo post. Os talos dos brócolos e couve-flor também aproveito para as sopas ou salteados de legumes, as cascas de citrinos uso para infusões e água aromatizada agora no verão, as cascas de maçã uso para bolos, depois de trituradas. As restantes, aprendi hoje contigo onde usar :)
Beijinhos ...
Blog: Guloso qb

Andreia Morais disse...

Muito obrigada por esta partilha tão enriquecedora!

Beijinhos*

Horticasa disse...

Olá Catarina, há quanto tempo, tudo bem convosco?
Normalmente vai tudo para a compostagem, as cascas dos alhos, também fiz este ano e resultou em algumas coisas..
Muito bom estas dicas, beijinho

chica disse...

Sempre aprendemos aqui contigo! Eu moro em apartamento e a coisa fica mais complicada...bjs, chica

Zizi Santos disse...

Ótimas dicas !
muita coisa boa para aprender e anotar para futuros usos.
Gostei de saber do vinagre de maçã e do uso do alho.
muito bom !
bjs

Cláudia disse...

Adoro! Que belo aproveitamento vai para aí =)
Gostei mesmo do post =D

Beijocas

Andreia Morais disse...

r: Há mesmo!
Obrigada e igualmente :)

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Belas sugestões e vou aproveitar algumas.
Um abraço e bom Domingo.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Graça Pires disse...

Que excelentes sugestões para não desperdiçar o que é aproveitável...
Uma boa semana.
Um beijo.

Os olhares da Gracinha! disse...

Belas sugestões e como há horta por aqui levo algumas dicas...bj e obrigada pela visita!

piteis da dinha disse...

Oi Catarina, bt!
Quantas dicas boas. Eu também gosto de aproveitar folhas e cascas, acho um desperdício jogar fora. Uso muito as folhas da couve flor e a do brócolis em sopas e até mesmo só fatiadas e refogadinhas. A casca da maçã eu congelo e depois vou usando em chás, já da casca da laranja, do maracujá e da melancia, faço doces deliciosos e por aí vou eu kkk
Sua macieira está linda, eu nunca vi uma de perto. Parabéns!

Bjsss amiga e que vcs tenham uma semana de sucesso e abençoada é o que desejo

O meu pensamento viaja disse...

Catarina, adorei este texto! Grandes dicas que guardarei cuidadosamente. Obrigada.
Berijo

Zizi Santos disse...

Olá Catarina
muito grata pelo seu carinho e palavras lá no blog
tento não deixar o blog quieto, por isso postarei sempre que possível.
Fiquei sim, magoada com pessoas , vou chamar de pessoas, pois não são amigas, que ao longo dos anos estiveram comigo, mas sabe-se lá o motivo não estão mais.
devido ao meu serviço, não estou mais com as artes, e sim imagens e escritas, não tenho mais aquele tempo do passado. Faço o que posso.
mas continuo a blogar e a visitar quem gosta de mim.beijos

Fascínio pelos Pontos disse...

Que maravilha Catarina :)
Adoro estas dicas.
Noutro dia fiz um caldo de legumes com várias cascas :)
E tenho de experimentar as outras dias :)
Beijinhos e obrigada pela partilha :)

Existe Sempre Um Lugar disse...

Olá, a partilha é perfeita, normalmente joga-se as cascas fora, com a sua sugestão tudo pode ser aproveitado.
Continuação de feliz semana,
AG

Elisabete disse...

Que interessante! Não sabia a da casca dos alhos.
Eu deito-as fora, mas assim fiquei a saber o que fazer.
Bjs

O Cantinho da Fia disse...

Olha que só conhecia as duas primeiras. Costumo aproveitar as cascas dos legumes para fazer caldo de legumes, que depois serve para um arroz saboroso, para sopa ou para risotto. Os talos de couve flor e dos brócolos também aproveito. Os restantes desconhecia por completo. Obrigada pela partilha 😉
Beijinho

A Casa Madeira disse...

Por aqui seco as cascas e trituro e envolvo
com terra para por nas plantas em geral.
Mas tenho composteira já usei muito.
Boa continuação de semana.

CEM MANIAS disse...

Olá Catarina!Sem sombra de dúvida de que estas são sugestões excelentes! Vou registar algumas. Muito obrigada pela partilha.
Manuela
(do blog Cem Manias)

PINTA ROXA disse...

Na casa da mãe as cascas vão para os animais, coelhos, galinhas e patos comen quase tudos os verdes que sobram...
Beijinhos

Poções de Arte disse...

Quantas dicas boas, Catarina!
Lá na Caverna, produzimos bem pouco "lixo". Todas as embalagens são guardadas e separadas para reciclar. Todas as cascas, folhas, talos... são separados em potes para compostagem. Nada vai para o lixo. Preparamos a terra, vamos virando... quando tudo se dissolve, a terra é peneirada e volta para os canteiros.
Linda sua macieira! Deu água na boca.

Abraços esmagadores e feliz dia.

Mariazita disse...

Até agora... eu deitava para o lixo tudo o que retiro dos legumes e não serviam para nada.
Mas aqui aprendi muitas formas de os reutilizar, que vou pôr em prática. A única coisa que não posso fazer é colocá-los na compostagem :((( Moro num andar...
Obrigada por tantas dicas aproveitáveis.

Votos de um Domingo feliz
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Gracita disse...

Oi Catarina
Normalmente uso para compostagem e algumas poucas para enriquecer sopas
Amei as sugestões e já vou modificar o destino de tantos legumes e frutas que uso aqui. Sempre maravilhoso aprender com você
Beijos e uma feliz semana

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Interessante a postagem do aproveitamento. Mas gostei mesmo, da macieira carregadíssima. Linda foto. Parabéns! Abraço. Laerte.

Meadas Soltas disse...

Obrigada pela partilha!
Aqui em casa vai tudo para o lixo e comentamos muita vez o enorme desperdício que é.
beijinhos

Ana disse...

Olá Catarina,as tuas sugestões são ótimas, mas tens de provar um puré de cascas de favas, eu faço sempre que descasco favas, retiro os todos os fios, e toca a cozinhar. Beijinhos

CÉU disse...

Olá, Catarina!

Estás boa?

Eu com as obras cá em casa e tu com as tuas ecologias, tomates, neste caso (rs) não saímos do mesmo sítio (rs).

Beijos e boa semana.

A Casa Madeira disse...

Olá Catarina, passando para te desejar
um bom 2018.