segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Fevereiro Matou a Mãe ao Soalheiro

Hoje, por aqui, está mesmo assim: ora chove, ora faz sol, ora está vento, ora aquece, ora chove e faz sol ao mesmo tempo...

Eu acho uma certa graça aos ditos populares, principalmente os  relacionados com o tempo, a agricultura e o cultivo, pois estes ditos surgiram após anos e anos de constatações. Assim, se tomarmos atenção ao significado destes ditos, ficamos com um Guia para Fazer Horta e Previsões de Colheitas.

"Fevereiro matou a mãe ao soalheiro" é um dito popular que eu ouvia em pequena, sempre nesta altura do ano. Não percebia o que queriam dizer com isso, pois se há ditos populares sobre os meses que são muito directos - tal como: Em Abril, Águas Mil... - este, não é um deles.
A história que a minha mãe contava era a seguinte:
"Estava a mãe do Fevereiro, na eira ao sol, nos seus afazeres, quando o Fevereiro, sacanita, toca de mandar um aguaceiro, uma carga de água tão forte e tão rápida que a velhota não teve tempo de se abrigar, ficando toda molhada. Como já era velhota, ficou doente, acabando por morrer, por causa da chuvada repentina que o seu filho Fevereiro mandou."
Traduzindo a história: em Fevereiro, o tempo pode ser bastante instável, por isso se fores fazer alguma coisa ao ar livre, leva chapéu e agasalho, senão arriscas-te a um resfriado.

Outros ditos populares (e menos mórbidos) sobre o mês de Fevereiro:

- Quando não chove em Fevereiro, nem bom prado nem bom celeiro.
- Fevereiro quente, traz o diabo no ventre.
- Em Fevereiro, Chuva; Em Agosto, uva.
- Neve em Fevereiro, presságio de mau celeiro. 
- Janeiro geoso e Fevereiro chuvoso, fazem o ano formoso.
- Tantos dias de geada terá Maio, quantos de nevoeiro teve Fevereiro.
- Quando não chove em Fevereiro, nem prados nem centeio.
 
E vocês, que ditos populares conhecem de Fevereiro?
 

7 comentários:

Lassalete Cunha disse...

Eu gosto de provérbios, acho que são, habitualmente,muito certeiros:)
Beijinhos

Ex Não Vaidosa disse...

Saudações Catarina! Adoooro esses ditos populares!!!! Adorei conhecer os de Fevereiro! Beijos e abraços!

Andreia Morais disse...

Acho que só nunca tinha ouvido «neve em Fevereiro, presságio de mau celeiro» e «Janeiro geoso e Fevereiro chuvoso fazem o ano formoso»

✿ chica disse...

Muito lindo esse dito de fevereiro! Bem legai, gosto de todos! bjs, chica

Bella disse...

A minha bisavó morreu em Fevereiro. Reza a história que ela porque estava com frio e foi-se pôr ao sol. À noite já estava toda constipada e passado alguns dias faleceu. O sol de Fevereiro é muito enganoso de facto! beijocas :)

Andreia Morais disse...

r: Também já lá fui de carro, mas como era criança não me lembro muito bem. Depois de ter feito um trabalho sobre O Caminho ainda tenho mais vontade de o fazer. Um dia vamos conseguir :)

Muito obrigada!
Beijinhos*

Na Província disse...

Já vi que tenho parceira nos provérbios!
Beijinhossss