sexta-feira, 27 de março de 2015

Sugestão de Fim de Semana - Trilhos e Cachoeiras em Cunha

O fim de semana está a chegar e é sempre bom ter uma dica de como passar o tempo, principalmente se for no meio da bela Natureza :) e se pudermos levar família e amigos. A minha sugestão para este fim de semana é para os meus leitores e amigos do outro lado do Atlântico, principalmente do Brasil, que muito me têm acompanhado e dado força e incentivo, ao longo destes cinco anos de blog.
 
Eu proponho que vão explorar o tranquilo município de Cunha, no leste do Estado de São Paulo. Este município é a estação climática que conserva a maior reserva de Mata Atlântica do Brasil. As opções de turismo da natureza, ou ecoturismo, encontradas na região são muitas, entre trilhas e cachoeiras que sugerem bons passeios para as pessoas que buscam relaxar e estar mais próximos da natureza.
 
 
O Parque Estadual da Serra do Mar é o núcleo de Cunha e disponibiliza um grande espaço de lazer para os visitantes, com exposições sobre o parque, monitores e rica biodiversidade. De lá, é possível encontrar três opções de trilhas para se fazer. A única que pode ser realizada sem acompanhamento de guia é a Trilha do Rio Paraibuna, com 1.700 metros. Outra boa opção de ecoturismo é para a Trilha do Outro, bem característica para a cultura local. 

Já para as Trilhas do Rio Bonito (7.700 metros) e das Cachoeiras (14.400 metros), é necessário a companhia de guias especializados. Os mesmos ficam à disposição, gratuitamente, nos fins de semana e feriados prolongados, com saída às 9h. A primeira trilha é realizada aos sábados e a segunda aos domingos. Uma dica é ir preparado com lanches, água, boné ou chapéu, protetor solar e roupas confortáveis. 
 
(Foto daqui)
Entre as principais quedas d’água de Cunha está a Cachoeira do Pimenta e a do Desterro, ambas com acesso pela Estrada do Monjolo. De fácil acesso, a primeira localiza-se ao lado do Museu de Energia da antiga Usina Hidrelétrica, e é ótima para o banho. Em dias de sol, é possível fazer a descida na estradinha de terra até bem próximo das águas. 
 
Para chegar até a segunda, mais próxima do centro, o visitante deve observar no km 11 da estrada, a placa que indica a subida com calçamento. O estacionamento fica próximo aos bambuzais, dentro da porteira. Após 300 metros de caminhada, é possível encontrar as duas quedas da cachoeira do Desterro, com volume significativo e águas cristalinas propícias para o banho.
 
 
 
Em Cunha, outras belas cachoeiras estão presentes, como a Cachoeira da Barra, com cerca de cinco metros de altura (sendo curiosa por terminar em um poço largo com uma prainha de areia), a Cachoeira dos Pilões, que conta com várias quedas d’água, mas precisa de autorização do parque para visitá-la, e a Cachoeira do Paraitinga, situada na beira da estrada que vai para Campos Novos e com piscina natural e também uma pequena praia de areia. 

Se quiserem mais informações sobre restaurantes e pousadas em Cunha, para poderem apreciar esta beleza toda, visitem o site do Roteiro de Turismo, que lá vão encontrar tudinho:
 
Gostaram da sugestão?
 
Bom fim de semana!
 
(este post é uma colaboração entre o "Ecológica, quem? Eu?" e o site  "Roteiro de Turismo")

11 comentários:

Lua Singular disse...

Oi querida,
Eu sempre viajo, mas agora estou de "molho", impossibilitada de fazer as loucuras que fazia nas subidas dos morros, dando uma parada para tomar água de coco.
Obrigada pelo carinho
Estava fazendo uma postagem para amanhã e sem querer bati o dedo em publicar, fiquei com uma raiva danada.kkk
Beijos

chica disse...

Puxa, eu adoraria um lugar assim para o fds! Mas... BEIJOS, LINDO FDS! CHICA

Anónimo disse...

Ótimo postagem, e com ótimas fotos...Amei!!!
Beijos e beijos e que tenhas um lindo final de semana!!!
Lilly Silva

http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

Andreia Morais disse...

Adorei a sugestão *.*

Lucia disse...

Catarina,
Eu fui a S. Paulo umas 4 vezes, apenas na cidade! Mas que lugar lindo eh esse? Amei as fotos e o que vc explicou sobre esse lugar! Adorei! Eh uma excelente sugestao para uma viagem!
Obrigada pelo carinho la no Blog!
Bjs e um final de semana de paz!

Unknown disse...

Nossa que lugar lindo. Eu adoro passeios em lugares assim. É como recarregar as energias para enfrentar o dia a dia. Bjos e um lindo fim de semana para vc.

Mimirabolante disse...

Que dica deliciosa !!
Beijocas

Andreia Morais disse...

r: Concordo, ficou mesmo *.*
É verdade, são estes gestos que nos deixam de coração cheio, não só porque não estamos a contar, mas também por tudo aquilo que implicam. Só o facto de se ter lembrado de mim quando viu o desenho da gaveta já era motivo para ficar feliz, com este acrescento fiquei sem palavras!
Obrigada e igualmente :) beijinhos*

Ives disse...

Olá! Mas como as fotos e as palavras me deram vontade de conhecer essa poesia e lugar, abraços

Ex Não Vaidosa disse...

Saudações Catarina! UAAAAAAU QUERO VER ESSE LUGAR! Obrigada pela dica! Beijos e abraços!

Cláudia disse...

Que bonitas fotos! =)

Beijocas