terça-feira, 28 de abril de 2015

A Horta de Abril (2015)

Abril está quase no fim e começam-se a ver resultados do trabalho na horta.

As cebolas plantadas no Outono, já estão quase, quase prontas para apanhar! Vêm mesmo a tempo, porque as cebolas do ano passado já acabaram no início do mês.


O chuchu já está novamente a rebentar. Depois do desastre da primeira experiência (em que nasceu uma pontinha, mas que não vingou), descobriu-se o sítio perfeito para ter chuchus e no ano passado foram aos montes. Ainda sobraram uns 3 ou 4, que entretanto já estão a grelar, prontinhos para ir para a terra.


As ervilheiras já deram 4 orgulhosas vagens.


Agora é só esperar que continuem a dar mais, pelo menos, flores não faltam. Estas vão para uma caixa há espera de mais algumas, pois ainda não dão nem para colorir um arroz :)


Este ano, pela primeira vez, vamos ter maçãs Fuji. Esta macieira foi plantada quando voltámos para o campo (2/3 anos) e ainda não tinha dado nada. Mas este ano já está assim: cheia de maçãzinhas! Fiquei tão contente quando vi. Adoro esta variedade de maçãs e saber que as vou ter  ao alcance da mão, sem químicos, totalmente biológicas, deixa-me absolutamente extasiada (e desejosa de lhe meter o dente).


Quando plantámos a macieira, também plantámos um limoeiro e uma clementineira. Esta última até agora só deu folhas e mais folhas, mas penso que seja normal. 
Na semana passada é que descobri no limoeiro, este botãozinho cor de rosa (a fotografia não está muito boa, mas acho que se consegue ver). Será que vou ter um limão?


Próximos capítulos na Horta : 
- plantar tomates, pimentos e pepinos;
- semear curgetes e feijão.
- ...

E vocês, que têm na horta? Ou o que gostariam de ter?

23 comentários:

Linda disse...

Olá Catarina!
Gostei muito de conhecer o seu blogue, porque também costumo fazer as minhas experiências agrícolas no meu jardim... só que, algumas vezes não resultam, mas vou aprendendo com os erros.
Agradeço a sua visita ao meu blogue, espero que volte.
Boas colheitas!!!
Um abraço
Linda

Simone Felic disse...

Nossa menina , quanta coisa que vc plantou, e plantando tudo dá , ou as vezes , também me decepciono de vez em quando por aqui,muito bom , adorei ve suas plantinhas.
bjs e bom fim de tarde.

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Zilma da Silva disse...

Nossa que maravilha, eu sou louca para fazer horta, é uma pena eu tenho terraço. Amei ver seu trabalho. beijos

www.gattavaidosa.com

Joana disse...

Que bom, tudo está a crescer tão bem :)
Eu vivo num apartamento não tenho experiências dessas! Mas as minhas avós têm quintais e é óptimo ver as plantações delas a crescer de dia para dia!
Um beijinho

Andreia Morais disse...

Que rica horta *.*

Andreia Morais disse...

r: Quando tiveres a oportunidade de lá voltar recomendo a visita, está uma cidade cada vez mais bonita!
É mesmo para abrir já o apetite :p

Miguel Gouveia disse...

Sem dúvida! Às vezes só precisamos mesmo de um bocadinho de paciência e de uma boa dose de criatividade :P Não vale a pena complicar.

Adorei o blog porque adoro esta área. Mostrei à minha mãe e ela ficou fascinada também com todas as dicas. Vou começar a seguir :D

InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

Paula Alexandra Santos disse...

Ainda não a tenho, por isso vamo-nos contentando com as varandas, mas quando tiver já sei a quem pedir conselhos eheheheh!
:)

Bella disse...

Que bom, coisinhas deliciosas directamente da horta! Que benção maior existe? :) bjs

chica disse...

Como é bom quando após os trabalhos aparecem os frutos dele.Adorei as ervilhas lindas! bjs, chica

Fascínio pelos Pontos disse...

Mas que bela horta :D

Gracita disse...

Olá Catarina
Suas plantinhas estão lindas e super saudáveis e com certeza seu limoeiro lhe presenteará com um suculento fruto
Na maioria das vezes somos impacientes e queremos resultado imediato e com as arvores frutíferas o tempo costuma ser bastante longo até que apareçam os primeiros frutos. O meu pé de mexerica demorou 15 anos mas agora esta carregadinho de frutos a maturas. Em breve terei uma bela colheita
Beijos e um ótimo feriado para você

linksdistodaquilo disse...

Passei para desejar bom fim de semana.
Beijo.
Nita

CÉU disse...

Olá, Catarina!

Estás bem? Estás excelente, acrescento eu, e muito entusiasmada com essa tua horta, que estás a "construir", palmo a palmo.
Olha, as fotografias dos teus "filhotes" estão o máximo, e algumas, apetece mesmo comer. Vais "ter" um limão, pois está maias k visto.
É preciso ter paciência, amar a natureza e ser ecologicaaaaaaaaaaa, tão ecológica, como tu o és.

Acho k o melhor desta tua atividade, deste teu prazer, é a pureza dos produtos, k depois, irás consumir, pke julgo k não lhes adicionas químicos. Certo? Se assim for, essa é a melhor parte desse "amor".

Pois, como sabes, vivo na cidade, em Lisboa, arredores, e não tenho horta. Sinceramente, não tenho o mínimo jeito, nem paciência para tal.

Eu nasci no Alentejo, e portanto, não ligamos à terra. Temos quintais enormes e nem sequer uns cheiros plantamos. Preferimos comprar. Não sei se é preguiça, se é tradição, mas isto é o k acontece. Em contrapartida, esfolamo-nos por ter a casa mega limpa, caiada ou pintada de branco, por dentro e por fora, e as mulheres, todas as semanas, dão um retoque nas paredes e nas barras, repintando-as. "Coisas"!

Desejo-te um excelente dia. Em Lisboa está a chover e mto vento.

Beijinhos.

Ex Não Vaidosa disse...

Saudações Catarina! MAZÁÁÁÁÁ QUE CEBOLAS LINDAS E AS VAGENS ME DERAM ÁGUA NA BOCA! Você acredita? Hummm, mal posso esperar para começar minha horta! Assim que minha casa no sitio ficar pronta farei minha hortinha!!!
Beijos e abraços!

Miguel Gouveia disse...

Sem dúvida que o livro faria muita gente abrir os olhos e deixar de pensar somente no seu umbigo. É um livro de fácil leitura e que se lê de sorvo :D

Ora essa. Não tens de agradecer!

InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

A Casa Madeira disse...

Oi Catarina realmente horta é tudo de bom; já tive muitas hortas mas agora por falta de tempo temos chuchus; chás e algumas frutas optamos por plantas que possam se cuidar sozinhas as coitadas kkk mas pelo menos o que tem tento ficar de olho quando dá.
Esse ano estamos viajando muito á trabalho.
Abraços
Janicce.

PINTA ROXA disse...

Não ligo a doces caseiros, não como doce de morango, abóbora, maçã, como toda a gente faz e mostra nos blogs, tenho até pena de não gostar de doces, mas um que Adoro é o doce de chuchu, só é chato por causa de descascar e deitar aquela seiva toda, mas o doce é delicioso.

Classe Cappuccino disse...

Fez-me lembrar o campo dos meus avós :)

grupo unido de roda fogo disse...


Obrigado amigo (a). Estou fazendo uma visita ao teu Blog. Meus parabéns pelos teus trabalhos e sucessos. Abraço de Manoel Limoeiro. Recife PE.
'Feliz dias das mães, amigo(a)".

http://grupounidoderodafogo.blogspot.com.br/

Recife, 09 de maio de 2015.

CEM MANIAS disse...

Bela horta! A minha também vai no bom caminho:) Beijinho

Anónimo disse...

Que delicia essas hortaliças germinando, quase pegeui um azeite pra comer uma saladinha. Adorei.
Deixo o selinho do meu blog em link, será um prazer se acitar.

bjs!

http://3.bp.blogspot.com/-DiAv9n6PZM0/VXbdf9ncIJI/AAAAAAAAAJE/J6D2a5hxVY4/s1600/seloblog.jpg

https://4.bp.blogspot.com/-4NHr1lV67p4/VXbdRXL1MEI/AAAAAAAAAI8/SW_7KOIEOW4/s1600/Sem%2Bt%25C3%25ADtulo.jpg

nat. disse...

Adorei conhecer o teu blog!

Obrigada pela visita!

Voltarei mais vezes para ver mais dicas e novidades da horta!