sábado, 11 de abril de 2015

Sugestão de Fim de Semana - As praias de Paraty

É fim de semana!! E para começar da melhor maneira, que tal mais uma bela sugestão de passeio, no meio da Natureza? Desta vez a minha dica é para a zona do Rio de Janeiro, mais especificamente Paraty, com tudo de bom que esta zona tem para oferecer.
O município de Paraty fica localizado no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, um destino turístico conhecido pela arquitectura colonial, pelos grandes eventos internacionais que proporciona, mas é ainda mais conhecido pelas suas belezas naturais (que é o que nós tanto gostamos).
Como todos os bons destinos do Litoral, é claro que não falta qualidade em praias. E Paraty abriga mais de cinquenta delas!
Começando pelas praias mais próximas do centro, a Praia do Jabaquara é a maior e uma das mais bem frequentadas, já que tem fácil acesso aos principais pontos comerciais e turísticos. Esta costuma ser a preferida das famílias, principalmente com crianças, pois não possui ondas, e é ótima para velejar ou até mesmo aproveitar as gaivotas (pedalinhos, no Brasil). Se gostam de desporto/esporte, o Windsurf, a Canoagem e Caiaques são algumas das actividades disponíveis para se fazer. Na zona existe também uma ciclovia.
A Praia do Pontal é mais uma praia no centro, com muita animação e com inúmeras opções de bares, lojas, restaurantes e todos os tipos de comércios e atracções. Como a anterior, abriga alternativas diferenciadas de hotéis, pousadas e restaurantes para todos os gostos. Ali perto se encontra o Forte Defensor Perpétuo, um ponto de onde se tem uma vista privilegiada da Baía de Paraty e de todo o Centro Histórico. 
(Forte Defensor Perpétuo -Imagem daqui)
Com águas cristalinas e cercadas de matas nativas, as belas praias de São Gonçalo e do Sono são outras das mais conhecidas. A primeira, com um mar calmo e seguro, atrai turistas de todas as idades pelas opções de lazer que oferece. Bares e quiosques agitados e ao mesmo tempo pontos tranquilos e restaurantes de qualidade. Como é uma praia grande, uma dica é aproveitar o bom tempo para alugar caiaques, barcos ou até mesmo um banana-boat.
(Imagem daqui)
A Praia do Sono, com suas águas azuis, transparentes e areia branca fazem parte da paisagem de uma pequena comunidade de pesca (que maravilha poder ver ao vivo, estas cores), tendo trilhos e várias opções de caminhadas, que vão em direcção a piscinas naturais. 
A única forma de dormir perto desta praia é acampando, o que pode ser uma experiência bastante interessante.
(Imagem daqui)
Algumas praias têm acesso apenas por barco, mas são igualmente belas e merecem ser destacadas, como é o caso das Praias da Lula, Vermelha (com suas areias avermelhadas) Praia Grande, Prainha, Pouso da Cajaíba... É só escolher :) 
Para quem gosta de caminhadas pela Natureza, tem também em Paraty muitas opções, com acessos a trilhas, cachoeiras e outras belas paisagens.
Cada local tem o seu charme e há no município de Paraty opções para turistas de todas as idades, em qualquer época do ano. Desde arquitectura e História, a desportos de aventura e aquáticos, passando por praias e cachoeiras, e também comércio e animação, é definitivamente, um destino paradisíaco a visitar.

Para saber outras informações sobre as praias de Paraty, bem como Pousadas e Restaurantes, é só visitarem o sítio do Roteiro de Turismo, aqui neste link:

Gostaram desta sugestão? Quem  conhece, partilhe connosco a sua opinião e suas experiências :)
 
Bom fim de semana!
 
(este post é uma colaboração entre o "Ecológica, quem? Eu?" e o site  "Roteiro de Turismo")

16 comentários:

Andreia Morais disse...

Não sou fã de praia, mas não me importava nada ir lá ver essas paisagens de perto :)

✿ chica disse...

Que praias lindas e lugares encantadores! Adorei! bjs, chica

Gracita disse...

Um convite imperdível. E praias lindas!!! Eu amo o som do mar... me dá tranquilidade
Um bom domingo com meu abraço

Horticasa hoticasa disse...

Que delicia, quem dera haver tele-transporte para ir e voltar facilmente... ai! ai!
beijinho

CÉU disse...

Olá, Catarina!

Não conheço o Brasil, e nem é para te falar, com franqueza, um país que pretenda conhecer.
Toda a tua publicação sobre o município de Paraty está bastante completa e atrativa. Já lá estiveste? Só responderás, se pretenderes.
As imagens são um chamariz, sem dúvida.

Boa semana.

Beijinhos.

Te disse...

Que areal fantástico e a água tão limpinha, posso mergulhar nas fotos? Queria muito conhecer o Brasil, talvez um dia se proporcione. :-)

Lilly Silva disse...

Ainda não conheço Paraty, mas já ouvi muitas vezes falar da beleza desse lugar!!! Pelas suas fotos posso ver que é verdade, o lugar é lindo!!
Beijos

http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

Ex Não Vaidosa disse...

Saudações Catarina! Eu sonho em conhecer Paraty mas sei que lá chove a metade do ano todo kkk! Adorei as dicas! Beijos e abraços!!!!

Andreia Morais disse...

r: Ainda chegaste a tempo :) muito, muito obrigada! Fico mesmo feliz por ler tudo isso.
Um grande beijinho*

Eliete disse...

Olá catarina, obrigada pela visita em meu blog e pela oportunidade de conhecer o seu cantinho. Estou pensando em passar uns dias em Paraty e adorei as dicas.bjs

Zilma da Silva disse...

Que paraiso, eu tenho vontade de conhecer. Parabéns pelo excelente post. Bejo

www.gattavaidosa.com

Grazi & Rafa disse...

Não tive oportunidade "ainda" de conhecer de perto, amei as praias, os cenários e com certeza fiquei com muitaaa vontade de conhecer, temos tantos lugares lindos no Brasil *-*

Beijinhos!

http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

Andreia Morais disse...

r: Ora nem mais!

Beijinhos*

Mimirabolante disse...

Já estive em Paraty duas vezes e amei. Sinto só uma grande preocupação. A ocupação pelo homem é grande, existe pouca fiscalização e os visitantes sujam muito sim, mas, os próprios moradores ( alguns ) precisam se conscientizar mais . Beijocas

Jo Rockenbach - Gato de Sapato e Gato na Cozinha =^.^= disse...

Olá! Obrigada pela visita. Adorei teu blog,já estou seguindo, compartilhamos do mesmo gosto por natureza e hortinhas. beijos e uma ótima semana!

Diná Fernandes O.Souza disse...

Vendo as fotos da praias, voltei no tempo, morei muito tempo no Rio e sempre ia a Paraty, lugar mágico e aconchegante, e realmente as prias são belas e de águas cristalinas. Vale à pena conferir. Parabéns pelo blog atua e informativo, uma viagem maravilhosa.
Bom e abençoado domingo.

bjs!