domingo, 12 de fevereiro de 2017

5 Dicas Infalíveis (e Naturais) para uma Pele Bonita e Saudável

Há cada vez mais pressão para sermos todas(os) lindas(os) e perfeitinhas(os). E há cada vez mais produtos (naturalmente químicos) que vendem essa ilusão. Então produtos para o rosto, há mais que muitos e o uso de todos garante-nos "uma tez perfeita".

Ora, segundo nos dizem as marcas de produtos de beleza, os media, a publicidade, os famosos e os que querem ser, precisamos do seguinte para sermos as(os) mais belas(os) do planeta e arredores: creme de dia, creme de noite, creme de olhos, creme com um toque de cor, base, pó compacto, corrector de olheiras, corrector de defeitos, corrector de borbulhas, primer, BB Cream, CC Cream, bronzer, iluminador, produtos de fixação (que com tanta coisa na cara, temos mesmo que fixar, senão cai), fora o blush, o baton, sombras diversas, lápis de lábios, lápis de olhos, rímel, brilhos, e sei lá mais o quê. Já fiquei cansada e com a pele a borbulhar, só de escrever esta lista - que não está sequer completa!

Claro que não concordo que seja preciso tanta substância estranha na cara, para ter uma pele de princesa e com menos rugas. Até porque a pele precisa de respirar para ser saudável. E, quando se apresenta baça e/ou com borbulhas, é reflexo de outras questões, tais como: stress, desnível hormonal, falta de descanso, alimentação com muita gordura, tabaco, álcool em excesso, etc.

Eu não tenho grandes queixas da minha pele, uma vez que trato dela o melhor que posso. E vou partilhar com vocês os meus 5 segredos para ter uma pele saudável e bom aspecto. Dois deles actuam por dentro e regulam a saúde interior e exterior. Os outros 3 actuam por fora e dão uma ajudinha ao que a natureza nos deu. Uns são preventivos e outros são correctivos, mas acima de tudo são eficazes.

1 - Alimentação Antioxidante:
O que comemos tem influência directa no aspecto da nossa pele. Eu reparo nisso principalmente na altura de festas, porque acaba por ser a altura em que se descarrila mais, para estes lados. E no final do ano, notei ainda mais. Não é que eu tivesse abusado muito no Natal, mas já estou tão habituada a ter uma alimentação equilibrada, com muitos legumes, pouca gordura e sem ingredientes processados, que qualquer diferença já me faz ficar com uma ou borbulha, que não é normal para mim.
A saúde da pele começa definitivamente pela boca, por isso deve-se consumir alimentos variados e naturais, ricos em vitaminais e sais minerais. Deve-se esquecer a fast-food, a gordura, os açúcares, a comida processada e consumir com moderação álcool, café e carne.
Para terem uma ideia do que deve ter uma alimentação nutricionalmente rica, vejam aqui.


2 - Sono de Beleza: 
Quando não durmo bem ou quando durmo menos que o meu corpo precisa (que são as 8 horas), a pele é que paga. Dá logo sinal, fico com a pele baça, mais vincada e cheia de olheiras. E não há corrector de olheiras e similares que me valham. 
A solução é dormir bem e o suficiente.

3 - Limpar a Pele Antes de Dormir:
Antes de nos deitarmos devemos limpar a pele, quer usemos maquilhagem ou não. Ao longo do dia a nossa pele atrai porcaria. Não há outra forma de dizer isto. É que atrai mesmo. Seja a poluição do ar, seja o pó ou a terra (como quando vou para a horta), durante o dia tudo isto vai-se "colando" à cara e mesmo lavando a dita antes de deitar, nem sempre se consegue limpar tudo.
Eu costumo usar água de rosas. É um 2 em 1: limpa a pele e funciona como tónico. É bastante simples de usar. Com um pouco de algodão embebido e fazendo movimentos circulares, vou limpando a pele. Já experimentei aqueles produtos (cremes, leites de limpeza e tónicos) mas, para mim, não são tão eficazes como a água de rosas. 
E se, excepcionalmente, tiver usado muita maquilhagem (que é raro) que a água de rosas não tire, é só usar um pouco de qualquer creme gordo ou óleo, que sai tudo.


4 - Esfoliação Regular:
Para uma pele bonita, para além da limpeza diária, deve-se esfoliar regularmente a pele. Para além de ser uma forma de limpeza mais profunda, também ajuda a activar a micro-circulação e a renovação celular. Existem várias receitas naturais de esfoliantes naturais, uns à base de açúcar, outros à base de sal, mas o meu preferido de sempre é o de café. 
Só tem um ingrediente, é uma forma de aproveitamento de um resíduo do dia-a-dia e, ao mesmo tempo que esfolia, hidrata. Para além do cheiro, que adoro. E sempre que preciso de revitalizar a minha pele na hora, a esfoliação de café faz magia. Não falha, dá logo resultado na primeira utilização.
Relembrem aqui como fazer.

5 - Máscara de Clara de Ovo:
É totalmente natural e também só tem um ingrediente: a clara de ovo. E nem é preciso usar uma clara inteira. Eu retiro apenas um pouco da clara e consigo aproveitar o restante ovo. Esta máscara é fácil de aplicar: apenas embeber um pouco de tecido ou algodão na clara e ir passando na pele até criar uma camada. Deixar secar na pele e quando a clara estiver seca, ou quase, retirar com água fria. É instantâneo, logo na primeira aplicação nota-se que os poros fecham e as rugas atenuam-se. 
Da primeira vez é um pouco estranho, sente-se um lifting imediato da clara a secar e a repuxar a pele. Mas é bastante eficaz e, tanto eu como ele, usamos regularmente.

E estas são as minhas dicas para uma pele bonita e, acima de tudo, saudável.
Experimentem e partilhem os resultados. E se tiverem outras dicas, partilhem também :)

Boa semana!


22 comentários:

Catarina disse...

Uma dermatologia disse-me um dia que os milhões que se gastam na cosmética era desnecessário. Os cremes “baratos” eram suficientemente bons para manter a pele hidratada. Também estou em crer que tivesse razão. Um bom sono, uma boa alimentação e tudo o que menciona neste post faz todo o sentido.
Bom domingo!

Andreia Morais disse...

Adorei as dicas! Fiquei bastante curiosa com a máscara de clara de ovo

Beijinhos*

Elvira Carvalho disse...

Boas dicas. Mas dormir 8 horas para mim estraga tudo. Quando eu durmo 6 horas já acordo com dor de cabeça. A minha média atual é de 5 horas mas levei quarenta anos a dormir quatro horas.
Um abraço e uma boa semana

no one disse...

Com aqueles cremes todos, uma mulher parece uma drogaria ambulante. eheheh

piteis da dinha disse...

Oi Catarina, bn!
Quantas dicas maravilhosas. Vou aproveitar algumas já kk
Bjss amiga e que vcs tenham uma semana abençoada é o que desejo

Bella disse...

Excelentes dicas.

Pena que a maioria das pessoas apenas se preocupem com o exterior. Hoje em dia as pessoas cada vez dão menos importância ao interior.

Bjs

O meu pensamento viaja disse...

Cumpro à risca esses mandamentos. Excepto a clara - que vou testar.
Beijinhos

Joana Claro disse...

Adorei a dica da clara de ovo, não sabia!!
Beijinho
http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

Gracita disse...

Bom dia catarina
Se formos aplicar tudo que os reclames publicitários anunciam iremos à falência financeira e ainda corremos o risco de prejudicar a nossa pele pelo mau uso. Seguindo estas suas dicas mais saudável e sensatas teremos uma pele linda e luminosa
Beijos e uma linda semana

Graça Pires disse...

Que boas dicas, Catarina. Muito obrigada.
Uma boa semana.
Beijos.

Prata da casa disse...

A máscara de clara intrigou-me. Já uso clara quando eventualmente sofro alguma queimadura e é um remédio santo!As restantes dicas são também muito boas e tento segui-las.
Bjn
Márcia

Poções de Arte disse...

Bom dia, Catarina!
São ótimas dicas!
A alimentação é tudo. Com ela podemos tratar pele, cabelos, o corpo... afinal somos o que comemos.
A máscara de clara de ovo já ouvi falar e li várias vezes, preciso testar!!!

Abraços esmagadores e feliz dia.

PINTA ROXA disse...

Eu são tão desleixada com cuidados de pele. uma esfoliação de vez em quando e.. e..
Beijinhos.
Pinta

Zi Santos disse...

Oi Catarina

saudades daqui
depois que me ausentei do instagram, também me ausentei
dos blogs, mas nunca me esqueço de ti e de suas boas informações !
Quase ri com a lista de produtos de beleza ! É mesmo tanta coisa !
Cremes pra não acabar mais, será mesmo preciso tudo isso ? Haja bolso e tempo para besuntar o rosto e o corpo com tanto produto !
Adorei a dica do esfoliante do café, até então conhecia o uso do açúcar com limão. Fui ver os posts indicados e me vi ali comentando que não bebia ( e continuo ) bebendo café . Mas o uso da borra deve mesmo deixar a pele mais hidratada do que os abrasivos cremes do mercado ! Sou adepta de óleos minerais para hidratação corporal, mas confesso que no rosto uso uma vez por semana um creme Ponds C que aqui no Brasil saiu de linha. É o único creme que uso no rosto. E cuido bem da alimentação e horas de sono. Tenho percebido uma flacidez e já pensei numa loção firmadora , mas creio que vou procurar algo mais sensato que não seja químico. Vamos ver.
Obrigada pelas dicas como sempre bem escolhidas e interessantes.
bjs

Zi Santos disse...

Entendi, o comentário é previamente aprovado !
rs
bjs

Os olhares da Gracinha! disse...

Já faço algumas das sugestões!
Bj

Marta Moura disse...

Tenho de experimentar a clara de ovo rapidamente! Barato e eficaz, como se quer.

Raquel Úria disse...

Adorei. Claro, conciso, correto, simples e tão útil, este texto. Obrigada!

Elisabete disse...

As máscaras de clara de ovo é que não conhecia.
Bjs

Olinda Melo disse...


Olá, Catarina

Bom dia. O dia está cinzento, promete chover mas gosto. Para mim, um tempo assim não me incomoda nada. Cá em casa todos se admiram. É claro que gosto quando o Sol brilha, mas aceito tudo o que a natureza nos dá com igual amor.

Os conselhos que aqui nos traz, exemplificando-os na primeira pessoa, são preciosos. É um tratamento completo. Encontramos tudo ao nosso dispor, basta apenas com olhar com olhos de ver e inserir em nós aquela disponibilidade necessária para descobrir utilidades novas em coisas que conhecemos desde sempre, como são as plantas.

Bom fim de semana.

bj

Olinda

Existe Sempre Um Lugar disse...

Boa tarde, as dicas para a pele feminina, julgo eu, que o melhor tratamento de pele para a pele feminina e masculina é o próprio óleo produzido por nós próprios, será?
AG

Lete disse...

Dicas curiosas e que fazem todo o sentido. :)
Obrigada, Catarina, gostei muito de recordar,
Um grande beijinho e votos de uma feliz e produtiva semana!