sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Carpooling, o que é?


Só há pouco tempo é que ouvi falar nesta palavra e fiquei intrigada/interessada. Nas minhas pesquisas na Web apanhei estas definições: 

* No dictionarist.com: s. tipo de acordo em que alguns donos de automóveis se alternam no transporte para o trabalho (economizando dinheiro e causando menos poluição ambiental).

* E segundo o "pelanatureza.pt": Carpooling ou partilha de viagens é a ideia de várias pessoas que utilizam o seu transporte particular para fazer o mesmo percurso, agruparem-se e utilizarem apenas um veículo.

Também é usado como sinónimo de "ridesharing" - Imagem daqui 

Depois da minha pesquisa "alargada" (5 minutos), cheguei à conclusão que é (mais) um estrangeirismo para dizer: dar boleias e aproveitar boleias... 
(Os portugueses gostam destas palavras  janotas, principalmente se forem "em estrangeiro") 

Definições à parte, esta é uma forma de rentabilizar os automóveis e de poupar, tanto a nível ecológico, como a nível financeiro. Faz todo o sentido 2 ou 3 pessoas que trabalhem no mesmo local (ou zona) e que moram perto uns dos outros (ou no caminho...), partilhem um carro para fazer o itinerário diário para o trabalho, eu própria já fiz isso muitas vezes.

Podem partilhar sempre o mesmo carro, dividindo depois as despesas, tais como combustível, estacionamento, portagens... Ou se preferirem, alternam os dias em que cada pessoa leva o seu próprio carro, dando depois boleia aos outros. Qualquer uma destas formas ajuda a reduzir a poluição causada pelos automóveis, bem como o congestionamento automobilístico das cidades. Escusado será referir que fica mais barato e que, neste momento, toda a ajuda é pouca.


E se não conhecem ninguém que lhes possa dar uma boleia, ou se querem partilhar as despesas que têm com o carro, podem consultar o "Portal para pedir e oferecer boleias": www.deboleia.com.


E vocês, "praticam" carpooling?


1 comentário:

Tatiana disse...

Pratico sim:D
Acho importante... O trajecto de casa para a escola, nao é muito longo...mas sempre que posso, acho importante partilhar o carro. Nao so pelo ambiente..mas tambem porque se poupa na carteira:P:D
Parabens catarina pelo blog interessante:D

Beijinhos,
Taty