sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Outra utilização oral para o Bicarbonato de Sódio


Enquanto estava a escrever o post anterior, lembrei-me doutra utilização que dou ao Bicarbonato de Sódio: como remédio caseiro para aftas. Ai as aftas*... aquelas borbulhinhas chatas da boca, que me atacam de vez em quando (e me irritam bastante).

O meu tratamento SOS é colocar Bicarbonato de Sódio directamente nas aftas... arde um bocadinho... faz espuma (esta parte é um bocadinho urghhh...)... mas depois vem o alívio!

(Imagem retirada da Internet)

Há quem faça bochechos com 1 colher de Bicarbonato dissolvida em 1/2 copo de água, mas eu não tenho paciência e coloco directamente!

As causas para o aparecimento destas ulcerações ainda não estão muito bem esclarecidas, mas situações de stress e ansiedade, as alterações hormonais no ciclo menstrual, a ingestão de alimentos condimentados e picantes e a deficiência de algumas vitaminas na alimentação (B12 e C) favorecem o seu aparecimento.

Outros tratamentos naturais para as aftas incluem bochechos com chá verde (3 vezes), ingestão de suplementos vitamínicos e chás relaxantes (como por exemplo cidreira e lúcia-lima), a não ingestão de certos alimentos agressivos para o estômago (picantes, ácidos, bebidas alcoólicas e café).

* Pequenas inflamações/ulcerações dolorosas que se desenvolvem na mucosa bucal.

5 comentários:

Bricolar e Poupar disse...

pois é o bicarbonato tem inúmeras aplicações...

Especialmente Gaspas disse...

Já não tinha uma há imenso tempo... grrr... esta semana apareceu-me.
A magana está bem lá atrás ao fundo da língua portanto vou ter de bochechar com água! Vou experimentar, normalmente para aliviar lavo mais vezes os dentes, a pasta pica mas alivia.

Catarina H. disse...

Experimenta, comigo resulta, espero que contigo também:), não são nada agradáveis...

horticasa disse...

Eu tenho uma vizinha, (já bastante antiga, bastante mais que eu que também sou muito antiga) ela diz que o bicarbonato só tem um defeito.
Como é muito barato ninguém o leva a sério...
É realmente muito útil.
bj eugénia

Catarina H. disse...

lol Eugénia, se calhar é mesmo por ser barato que ninguém se lembra dele:)