quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A Horta de Setembro (2015)

Já chegou o Outono! Quem me acompanha há algum tempo, sabe que é uma das minhas épocas preferidas e que eu adoro as suas cores! Como não gostar?
 
 (Foto Hugo Ferreira)
(Foto Hugo Ferreira)

Quanto à horta, aqui vão as actualizações:

- O chuchu está espalhado por todo lado. Já tivemos que lhe cortar uns bocados pois já estava a "abafar" tudo o que estava perto. Passou o Verão todo a espalhar ramos e folhas, pela horta inteira.


Finalmente já se começam a ver flores e borbotos, parece que vai ser mais um ano de muita colheita :) Durante algum tempo, só se viam folhas... por todo o lado!


- Em Abril, o limoeiro tinha uma florzinha rosa que acabou por desaparecer.
Mas agora, para além dos botões rosa, já tem uma ou duas flores, como na foto abaixo.


Tem também já uns dois ou três limões bebés, como na foto abaixo (não está muito nítida, pois só tem 1 centímetro!). Será desta que vou ter limões?


 - Quanto às maçãs Fuji, deram umas belas maçãs, não muito grandes, mas muito sumarentas e saborosas. Acho que, por serem mais pequenas do que as que se vêem nos supermercados, ficam com o sabor mais concentrado. Estas é que são totalmente sem químicos e algumas têm uns furinhos de lagarta, para confirmar :)


- Lá atrás, vêem-se ainda as couves, plantadas há menos de quinze dias.


 - Nesta horta, há ainda salsa com fartura (este ano tivemos muita), um pé de phisalis que está farto de dar (e que não parece parar...) e uns quantos pés de espinafres "nascediços".

Falta só apanhar azeitona e semear as favas, que no ano passado foi colheita fraca. Vamos ver se escapam aos pulgões, desta vez. 

Bom Outono :)

18 comentários:

Andreia Morais disse...

Estás com uma horta toda gira :)

Lete disse...

Olá Catarina!
Também gosto muito do outono principalmente pelas cores. Apetece ficar em casa a cuidar das lãs (já que não tenho horta). :)
Gostei muito das fotos, adivinha-se uma colheita generosa, espero que sim! Depois mostra.
Beijinho e bom outono, também para ti!

CÉU disse...

Olá, Catarina!

Detesto o outono. Dias pequenos, frescos de manhã e à noite, nostalgia, caem a folhas, enfim, melancolia. Gosto das cores, isso gosto.

A tua horta? Esta beleza, que nos mostras nas fotos é um autêntico pomar! Há de tudo aqui. Poupas imenso neste tipo de produtos.
Continua, pke sei k amas a natureza e gostas destas atividades.

Bom fim de semana.

Beijos.

Catarina disse...

Que bela horta!
: )

Ex Não Vaidosa disse...

Saudações Catarina! UAAAAAAAA QUE COISA MAIS LINDA TUA HORTA!!!! Aqui no sul começou a proimavera anteontem e eu amooooo! Acredita que um dia sonhei com maçasassim tão lindas? Beijos e abraços!

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Uma bela horta.
Um abraço e bom fim de semana.

Bella disse...

Que encanto de horta! Belas maçãs e os limões hão-de vingar :) Os nossos piri-piris atraíram pulgão em barda... temos concorrentes :P bjs

Poções de Arte disse...

Ahhh que delícia! Só quem tem contato com a natureza sabe o quão gratificante é plantar e ver tudo se desenvolvendo até a colheita. Lá na Caverna Real também plantamos chuchu e deu tanto... só que marido plantou num local que depois da colheita acabar, tiramos (estava por cima da Alamanda). Agora, no local que está, já se espalha. Lindas as maçãs, deram água na boca!

Obrigada pelo carinho com os Gelinhos e pelos elogios (faço com muito amor). Se fizer, me mostre - é muito divertido!

Abração esmagador e ótimo final de semana. Bom plantio por aí!

Os olhares da Gracinha! disse...

Bom outono amiga! Também tenho uma horta atrás de casa! Já apanhei dois chuchus! Hoje semeei rabanetes e nabos! Gostei da sua horta! Bj

Unknown disse...

Olá Catarina, linda demais a sua horta, por aqui o meu chuchu começa a dar o ar da graça, tem pouco tempo que foi plantado, o que me encheu de orgulho foi meu pé de jabuticaba dar os primeiros frutos.
Um lindo final de semana!!

Mari

Horticasa disse...

Está tudo como deve, muito bem.... Quem me dera na minha horta também, tenho tanta vontade, talvez para Janeiro....
Beijinho, eugénia

Andreia Morais disse...

r: Muito, muito obrigada! Não consigo descrever o quanto é gratificante ler isso *.*

Beijinhos*

Elisabete disse...

Olá! Que bonita horta!
Pois, o outono não é a minha estação preferida, mas sempre é melhor que o inverno.
Bom domingo

Unknown disse...

Que gira e está a desenvolver muito bem a tua horta , significa que lhe dedicas tempo e amor . Este ano não plantámos chuchu ... uma grande falha nossa !
beijinhos

Simone Felic disse...

O lugar que você mora deve ser um encanto eu imagino, cheio de natureza , não tem preço poder ter espaço para plantar tantas coisas assim.
beijinhos

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

linksdistodaquilo disse...

Tão gratificante é plantar e ver se desenvolvendo até a colheita!
Beijo.
Nita

fascinadapelomundo disse...

Lindas fotografias,fizeste aí belas colheitas,desejo-te também um bom outono e tudo de bom para ti!! http://fascinadapelomundo.blogs.sapo.pt

fascinadapelomundo disse...

Belas fotografias,fizeste aí bonitas e belas colheitas,desejo,também para ti,um bonito outono e tudo de bom para ti!! http://fascinadapelomundo.blogs.sapo.pt