quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Decoração de Outono

Agora que o Outono já se instalou de vez e o frio começa a apertar, começamos a pensar no quentinho das lareiras, dos ventiladores, do aquecimento central e outros “aparelhos” semelhantes. Mas isto traz custos, tanto monetários como ecológicos.

A primeira medida para atrasar a utilização de qualquer uma destas formas artificiais de aquecimento é: vestir mais roupa, pois claro. Mais uma camisola, mais um casaco, umas meias mais quentinhas, um lenço ou cachecol para proteger a garganta, um gorro para não deixar o calor sair pela cabeça (proteger a cabeça do frio é mais importante do que se pensa).

Já em casa, faço o mesmo. Troco a “roupa” da casa e junto-lhe umas peças mais quentinhas. Para além das mudanças evidentes na roupa da cama, em que se coloca mais um cobertor ou edredon e lençóis de um tecido mais quente, faço uma outra mudança nas peças que “vestem” a casa. 
Esta alteração apesar de aparentemente ser só estética, vai permitir adiar o dia em que se acende a lareira/fogão de lenha ou se liga o aquecimento e/ou ventiladores. E é tão simples:

- Volto a colocar os tapetes na sala e no quarto (tinha-os tirado no Verão). Já não sabe bem andar descalço no chão simples e até com as pantufas se nota a diferença térmica.
- Troco os cortinados leves de Verão por uns de tecido mais grosso, que ajuda evitar as saídas do calor pelas frinchas que possam haver nas janelas e as entradas de frio exterior.
- As mantas voltam aos sofás, pois para já prefiro enroscar-me numa manta, a ligar o botão do aquecedor.
- As capas das almofadas também são trocadas, por umas mais quentinhas.   

(Camisolas velhas transformam-se em almofadas novas) - Imagem daqui
E porque não fazer a reutilização das camisolas que já não se usam (e que muitas vezes só estão a ocupar espaço nos armários) e transformá-las em almofadas aconchegantes?
 
Às vezes bastam umas pequenas mudanças “de roupa”, para adiar o dia em que se liga o aquecimento a primeira vez.

E vocês, fazem mudanças na “roupa” da casa, consoante as estações?

29 comentários:

Unknown disse...

Bem nunca pensei em mudar os cortinados nem as almofadas, mas o resto sim... também já voltamos a pôr os tapetes na sala e a roupa das camas já está a ser mudada... mas eu continuo com calor e a dormir destapada grande parte da noite :$

A.João disse...

Cá em casa, ela sim, eu não :)

O meu pensamento viaja disse...

Achei gira a sugestão de cortinados mais espessos. Faz todo o sentido.
Beijo

Bella disse...

Sim eu faço mudanças todas as estações :) bjs

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Sugestões que nunca são de mais relembrar.
Um abraço e boa semana.

Unknown disse...

Adorei o reaproveitamento das camisolas na almofadas, ficaram lindas!
Como moro em São Paulo - BR, mesmo no inverno, se resolve com algumas cobertas. Mas é fantástica ver os costumes daí.

Beijos
Thaís

Unknown disse...

Bom querida amiga por aqui não só a roupa da casa como as nossas também, por aqui o verão cada dia mais presente, já guardei todos os casacos, blusas de lã, botas de cano alto, meias grossas,cachecóis, guardo tudo em contêineres de plástico com tampa, quanto a casa mando lavar na lavanderia os edredons e cobertores para ficarem cheirosos.
Minha casa é muita fresca e não necessita de ar condicionado o pé direito da casa tem 3,30 mt e ainda tem porcelanato no chão, no máximo utilizamos um ventilador, pois deixamos as janelas abertas só com o mosqueteiro, durante o dia todas as janelas são abertas logo cedo para renovar o ar e como tem muita mata envolta da casa, temos um ar fresco o verão todinho.

Abs Mari

Os olhares da Gracinha! disse...

Sugestões preciosas e algumas já as sigo! Bj

Catarina disse...

Eu também faço algumas alterações, não tantas como tu, mas algumas!
Esta estação é maravilhosa e a mim pede-me tanto para ficar no conforto da minha casinha!! Adoro!
Gostei muita da tua ideia de aproveitar roupas antigas para fazer umas almofadas novas!!
Beijinho grande!

Cristina Oliveira disse...

Adorei as sugestões! Por cá também se faz tudo isso, menos a troca das cortinas e almofadas! O fazer almofadas com camisolas também é uma ótima dica!
Bjinhos

Andreia Morais disse...

Pequenas mudanças que fazem toda a diferença!

r: Pois é, infelizmente olha cada um por si e o resto que se desenrasque

Ex Não Vaidosa disse...

Saudações Catarina! Adorei a postagem, aqui pra baixo estamos entrando no verão... e eu amoooo... rsrsrs.... vou aproveitar e deixar limpo todos os cobertores que usei MUITO no inverno! Beijos e abraços!

Simone Felic disse...

Oi Catarina
Eu nem sei mais o que é verão, o ano todo tenho manta no safá para me aquecer , pois é sempre frio aqui no sul , e no verão , chove tanto que mesmo assim tenho que ter todos os apetrechos para nos esquentar, e economiza bastante.
beijinhos

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Paula Alexandra Santos disse...

A única mudança de roupa que faço nessa altura, é a dos lençóis. Ponho lençóis térmicos ou de flanela na cama. Além disso, o uso dos chamados "chouriços" para tapar as frinchas nas portas, também são uma boa ajuda.
Bom fim de semana!
:)

therasiathecook disse...

Que coisa tão linda Adorei que bom gosto e que grande ideia a das camisolas =D Lindo!

www.therasiathecook.blogspot.com

Andreia Morais disse...

r: Tão bom ler isso, obrigada *.*

Carla disse...

GOstei da ideia das cortinas, nunca me tinha passado pela cabeça!
Contudo, isso implica investir, e eu tenho montes de janelas... :)

cantinho dos sabores disse...

Adorei,vou continuar fazendo as mudanças aqui em casa, para ver se acendemos a lareira mais tarde. Parabéns pelo pela pagina vou aprender muito por aqui.Beijos

Rute disse...

Adoro decoração, adoro mudanças ;)

Chic' Ana disse...

Também faço como tu: re-utilizo bastante, ao máximo. Dá também um toque diferente à casa! Beijinhos

fascinadapelomundo disse...

As estações do ano vão-se alterando à medida que o tempo avança,mas eu não costumo fazer grandes alterações na minha casa quanto a isso,as ideias mantêm-se quase sempre as mesmas!! Feliz mês de Novembro para ti,tudo de bom!!
http://fascinadapelomundo.blogs.sapo.pt

Cláudia Ralha disse...

Faço como tu e vou mudando, gosto de mudar. De verão materiais mais leve e de inverno mais quentinhos :)
Beijinhos
Cláudia

Lete disse...

Olá Catarina! Adorei o post (para variar, rsrs)!
Como a minha casa é minimalista e pequena, não preciso de mudar nada.
A única coisa que faço é abrir todas as persianas para deixar entrar muito sol que aquece a casa quase toda, dispensando, desta forma o aquecimento (à noite). Depois embrulho-me em mantas e tento deitar-me cedo (parece risível, mas não é, porque se ficarmos acordados até muito tarde, gasta-se muito mais energia para manter a sala quente, por exemplo).
Evitamos ao máximo a caldeira, porque, tal como tu, temos preocupações ecológicas. Claro que quando vier o frio a sério, com dias de chuva e de nevoeiro, lá terá de ser.
Beijinho grande e obrigada pelos carinhos que deixas no meu cantinho! :)

princesa disse...

Olá Catarina! obrigada pela sua visita no meu Cantinho!Não conhecia o seu espaço, mas gostei muito...Aqui na Madeira as estações não se sentem tanto, mas mesmo assim refresca um pouco! Normalmente só coloco mais roupa na cama. No sofá uso uma mantinha para aconchegar nas noites mais frias.Aquecimento só mesmo um ventilador no quarto da filhota para quando sai do banho!

Bjs e bom fim de semana

CÉU disse...

Olá, Catarina!

Detesto transições, seja no que for. Apetecia-me k fosse sempre verão, coisas leves.
Claro que coloco nas camas lençóis térmicos e como sou alérgica à lã, uso sempre roupa de algodão. Tenho uma pele sensível e sou alérgica ao ar condicionado, quente ou frio, portanto, tenho de agasalhar-me o melhor possível, mas sem lãs, apenas tecidos de algodão mais encorpado.
Cortinados não mudo, pke uso dois em cada janela, uns simples e outros forrados, k de verão servem de pendentes. Almofadas, são leves e só servem para decoração.

Beijos e boa semana!

Daiane disse...

Ótimas dicas!
Como já falaram nos comentários, nunca pensei na idéia das cortinas mais pesadas pra aparar o frio.
Bjuss! Boa semana!

Horticasa disse...

Gosto da ideia das camisolas usadas! Ficaram lindas!!
Também faço uso das coisas usadas, veja aqui
http://hoticasa.blogspot.pt/2012/11/a-manta-das-memorias.html
Eu sei que é muita pretensão mas, é só pela ideia, obrigada
beijinho, eugénia

Unknown disse...

Cá por casa não tenho o habito de mudar a decoração conforme a estação do ano, nunca foi algo a que ligasse muito, gosto da minha decoração assim. Mas conforme chega o tempo mais frio, as mantas começam a andar por cima dos sofás para eu me tapar quando tenho frio, mantas é algo que existe sempre espalhado cá por casa nos tempos mais frios.

Maria do Mundo disse...

Cá em casa andamos sempre de camisolas polares vestidas para poupar no aquecimento. Mesmo assim, em dias como hoje, tenho mesmo que ligar o ar condicionado.