quarta-feira, 9 de março de 2016

O poder das Aromáticas na saúde

Já todos ouvimos falar nas Ervas Aromáticas e muitos de nós até as usamos diariamente na cozinha. É largamente sabido que  tornam a nossa comida bem mais saborosa e que ajudam a que sejamos mais saudáveis. O aspecto mais divulgado será o facto de se conseguir reduzir a quantidade de sal, sem se reduzir o sabor, acrescentando até muito mais aroma aos pratos do dia a dia. 

Mas a ajuda que as maravilhosas (e cheirosas) Ervas Aromáticas podem dar à nossa saúde, vão muito para além disso. A salsa, os coentros, o tomilho, o alecrim, os oregãos (só para nomear algumas), carregam em si, não só um aroma delicioso, mas também propriedades tão benéficas, que vão querer tê-las sempre à mão e no prato.

Tomemos como exemplo a Salsa, esta erva tão característica da nossa culinária, rainha de qualquer jardim de ervas aromáticas que se preze. Sabiam que é anti-inflamatória, tem propriedades anti-bacterianas, está carregada de Vitaminas (C, B12, K e A) e Ácido Fólico? Também relaxa os músculos e estimula a digestão de proteínas e gorduras. Ajuda ainda a tornar os ossos mais fortes (pois é rica em Cálcio) e a manter a resistência do nosso sistema imunológico. Como também contém bons níveis de Ferro, o seu consumo é aconselhado para a quem sofre de fadiga e anemia.
(Salsa - foto daqui)
E os Coentros? Só de pensar em coentros, lembro-me logo das Ameijoas à Bolhão Pato e da Açorda Alentejana. Mas também me lembro que têm muita Vitamina C e Ferro. Contêm igualmente Cálcio, Caroteno, Niacina e Vitamina B. O seu consumo ajuda no tratamento de cólicas, vómitos e digestões difíceis, pois tem propriedades antiespasmódicas. Os coentros são também conhecidos pelas suas propriedades expectorantes e anti-bacterianas, logo são uma ajuda na cura das constipações e resfriados. Nalguns locais usam-se as suas sementes para combater insónias e acalmar a ansiedade. Curiosidade: usando os coentros nos pratos de leguminosas, vai permitir a reabsorção dos gases intestinais, ajudando assim a evitar a tão incómoda flatulência.
(Folhas e sementes de coentros - foto daqui)
Já o Tomilho, é um forte aliado no tratamento de gripes, constipações e resfriados, pois para além de ter igualmente propriedades expectorantes e anti-bacterianas, é antiviral e anti-séptico. É também usado na diminuição da flatulência e na sensação de enfartamento. Pelas suas propriedades anti-inflamatórias, é ainda utilizado para aliviar os sintomas da artrite, no inchaço das articulações e nas dores musculares. O seu consumo melhora o fluxo sanguíneo e desintoxica o organismo.
(Tomilho - foto daqui)
Temos ainda o cheiroso Alecrim, que para além de ser usado vulgarmente em pratos de carne, em assados ricos e para aromatizar azeites e vinagres, é também usado no tratamento de dores de cabeça, depressões leves, cistites, bronquites, sinusites, reumatismo, artrites e artroses, entre outras, pois possui propriedades antibacterianas, digestivas, anti-sépticas, adstringentes e diuréticas. Curiosidade: dizem que cheirar alecrim ajuda na melhoria da memória (leiam sobre esse estudo científico aqui).
(Alecrim - foto daqui)
Por fim, os Oregãos. Essenciais nas pizzas e noutros pratos de inspiração italiana, deve também ter um lugar importante na nossa alimentação, pois é antioxidante, anti-séptico, estimula as funções biliares e gástricas, estimula o sistema nervoso, é diurético e carminativo, só para nomear algumas das suas propriedades. São ainda uma boa fonte de Ferro, Cálcio, Fibra e Vitaminas A e K. Curiosidade: São usados também a nível tópico, no tratamento de algumas doenças da pele, como a caspa e o acne.
(Oregãos em flor - foto daqui)

Para além destas cinco Aromáticas, existem um sem fim mais de outras ervas, tão poderosas, saborosas e que nos ajudam a fortalecer a nossa saúde, tais como a hortelã-pimenta, o louro, o manjericão, a sálvia, a segurelha, o cebolinho, o endro, a manjerona, entre outras. Mas destas, e das suas propriedades, vos falarei noutro dia.

Cada vez mais adoro usar Ervas Aromáticas na cozinha. E vocês?

28 comentários:

Unknown disse...

Olá, Catarina.
Ah, as ervas!
Além de sabor e aroma dão saúde, sem dúvida, como tudo o que vem da terra.
Eu amo de paixão salsa e orégãos. Há uns anos disseram-me que até usavam salsa na sopa, por causa da circulação e eu, sempre que tenho mais fartura, também ponho e fica de chorar por mais!
Mas de coentros, apesar de ter muitos admiradores, não me cativa. Até cheguei a ter, quando tinha a minha mini-horta, mas não sou apaixonada, tenho que admitir.
Uma que também gosto é o manjericão. Não sei acerca das suas propriedades medicinais, mas dá-se lindamente a semear.

bjn amg

Os olhares da Gracinha! disse...

São realmente especiais e gosto de as usar individualmente!
Por aqui neste momento há salsa...alecrim e hortelã!
Semeei tomilho e coentros!
Boa noite e bj

Sofia disse...

Eu já não sei viver sem as minhas ervinhas aromáticas (=

Ana disse...

Também gosto muito de utilizar as aromáticas na culinária, uso e abuso. Beijinhos

piteis da dinha disse...

Oi Catarina!
Eu adoro usar ervas nas minhas receitas, principalmente o coentro.
Hummmmm, adoro mesmo!
Bjssss amiga e uma noite abençoada p/vcs

Andreia Morais disse...

Eu também!

r: Acho que fazes bem, vale a pena :)

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Estas plantas aromáticas fazem tão bem e são saborosas e por vezes damos muito pouca atenção a elas.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Bella disse...

Também adoro aromáticas, sobretudo alecrim, salsa, hortelã, tomilho e manjericão :)

bjs

Catarina disse...

Olá minha querida Catarina!
Quero-te dar os parabéns por este excelente post, impossível não ficar esclarecido depois de o ler.
Aqui em casa como sabes temos horta, e claro, as ervas aromáticas não podiam faltar. Somos viciados e adoro os seus cheiros e sabores!
Beijinho enorme para ti**

Simone Felic disse...

Olá Catarina
Eu amo aromáticas, tenho de repor as minhas pois já se foram quase todas, só ficou a cebolinha, salsinha e manjericacão, adoro o sabor delas nos pratos, as meninas aqui sempre torcem o nariz, mas os verdinhos sempre estão na comida, eu também torcia o nariz e hoje gosto, tomara que funcione com elas também, pois tem muitos benefícios.
beijinhos

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

therasiathecook disse...

Que post interessante Obrigada ^^

Teresinha disse...

Obrigada pela informação sobre as ervas aromáticas.
Não passo sem salsa, hortelã, orégãos e agora também coentros. Congelo-os já picados, mas prefiro os frescos. Quando vou ao mercado tenho de trazer um bom ramo de cada. Na varanda tenho salsa e hortelã, mas agora é que começam a ter umas folhinhas!
Hoje fez um dia lindo de sol... mas esteve frio!
Beijinhos

Marta Moura disse...

Belo post. Cada vez sou mais fã destas ervas-maravilha!

nat. disse...

são fantásticas as ervas...
Tenho usado cada vez mais oregãos e tomilho...
Não consigo usar coentros...

Beijinhos e bom fim de semana!

Zizi Santos disse...

Oi Catarina
excelente post e dicas
sobre o alecrim fazer bem para a memória, ouvi certa vez, que o chá do alecrim refresca a cabeça para quem tem problemas mentais ou depressivos.
Eu gosto das ervas aromáticas mas não tenho nenhuma plantada no momento.
Nessa nova casa, marido disse que iria fazer uma hortinha, para a cozinha, mas não deu certo. Ainda temos planos de plantar as mais comuns. vou aguardar .
eu gosto muito de coentro, salsa e manjericão, mas o preferido é hortelã. Na salada de tomates ou num chá, ele sempre é bem vindo.
bjs querida
tenha um bom fds

Margarida disse...

Olá Catarina. Vim conhecer-te :) E adorei revisitar o Piódão, perceber que a nova horta será muito mais enriquecedora a todos os níveis e ver aqui a "lista" das aromáticas indispensáveis. Beijinhos e boa semana!

Joana disse...

Eu também adoro usar ervas aromáticas!
Trago sempre salsa e alecrim da minha avó!
Tomilho tenho num vasinho e volta e meia tenho um senhor a ir dar-me imensos coentros que eu adoro :D
É tão bom, deixa a comida com um gosto maravilhoso!
Um beijinho

Daiane disse...

Nossa amo!
Sabe que nunca usei tomilho?!
Tenho que consertar isso neh?!?!
Rs!Bjuss!

Anónimo disse...

Serdeczności Poland , ciekawa strona brawo! Zapraszam http://www.skrzynkaintencji100.bloog.pl/

Diely Espíndola disse...

Amei o post, também gosto muito de cultivá-las, tenho orégano, manjericão rubi, cebolinha e calêndula aqui no meu jardim.
Beijos ❤
http://diariodassementes.com.br

As Mulheres 4estacoes disse...

Adoro o aroma das ervas aromáticas,mas coentro não está entre as minhas preferidas.
Um abraço, Sônia.

PINTA ROXA disse...

Gosto tanto das aromáticas. Alem de com elas podermos reduzir no sal, dão um sabor e um cheiro...hummm.
Boa semana

Olinda Melo disse...


Olá, Catarina

Isto é um mundo de sabores bem como um repositório de propriedades benéficas para a saúde. Ao pegarmos num ramo de salsa ou de coentros não nos passa pela cabeça que temos nas nossas mãos a cura para muitos males.

Muito obrigada por este artigo tão completo e útil.

Bj

Olinda

CÉU disse...

olá, Catarina...

estive a ler e a ver as fotos do teu anterior post k não comentei, devido a cirurgia da minha mão dta, e digo-te k tens ali uma horta e peras. tu tens mesmo jeito e tendência para este tipo de coisas.

ervas aromáticas e suas propriedades é para todos, mas os alentejanos usam e abusam delas, e é evidente que eu, e como boa alentejana k sou, faço o mesmo. adoro açorda, p exemplo. não gosto de salsa, mas desatino por coentros.

a natureza tem muito para nos oferecer. nós é k nem sempre sabemos aproveitar a benemerência dela.

beijos e boa Páscoa.

Os olhares da Gracinha! disse...

Páscoa feliz junto de quem ama!

Anónimo disse...

Uma Páscoa feliz!
Bjs

www.trapinhartes.blogspot.com

Fascínio pelos Pontos disse...

Também gosto muito de usar ervas aromáticas :)
São realmente uma boa opção ao sal :)
Obrigado pela partilha de informação Catarina :)

Mimirabolante disse...

Que postagem deliciosa.
Estou retornando ao bom hábito de uma boa horta.
Estou no início e estou muito satisfeita.
Adorei tudo por aqui.
Querida, tão bom ver você lá no Mimirabolantes.
Uma participação bem especial.
Muito obrigada