sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Doce de Medronhos ou "Medronhada"


Por o que me apercebi, neste outono/inverno, redescobriram-se os medronhos - aquele frutinho silvestre avermelhado, que os mais velhos diziam que não se podia comer muitos ou ficava-se bêbeda :)
Passando por vários blogs que visito regularmente, muitos tinham a sua receita de "medronhada" ou doce de medronhos. Eu, que não gosto de ficar atrás, e tive a sorte de me trazerem uma caixinha do dito (doce), partilho aqui a receita, tal e qual me foi relatada:

Para 750 grs de medronhos lavados, juntar 400 grs de açúcar, levar ao lume num tacho largo e deixar ferver até fazer ponto estrada*. Colocar em recipientes, como se fosse marmelada. Pode-se colocar papel vegetal humedecido com aguardente, para tapar o doce.

E este foi o resultado final, já a faltar um bocado. É tão bom e por pouco não ficava nenhum para a fotografia!

https://ecologicaquem.blogspot.com

No próximo outono, fica garantido, não fico à espera de ninguém, vou fazer o meu doce de medronhos!

Sugestão ecológica: guardem as embalagens de manteiga e margarina e usem-nas para guardar a medronhada. Como já tem tampa, é bastante prático. Só tem que se tomar atenção e deixar arrefecer o doce primeiro no tacho, para não derreter as caixas.

Bom fim de semana!

*( Ponto Estrada é quando se passa a colher de pau de um lado ao outro do tacho e fica a ver-se o fundo durante uns momentos, parecendo uma estrada :) )

2 comentários:

Poções de Arte disse...

Olá!
Não conhecia esse nome "medronho", me parecem framboesas ou uma espécie de amora.
O doce parece delicioso (amo doces! rsrs).
Obrigada pelo carinho lá na caverna.

Abração esmagador e lindo dia.

Cantinho da Selminha disse...

Vim conhece-la e já estou ficando por aqui, adoroooo curiosidades, você é uma brasileira vivendo em Portugal, ou uma portuguesinha mesmo, tenho uma amiga portuguesa e a amo demaissss :) muito gente boaaa! amei está fruta que eu nunca tinha visto, beijinhos e uma linda semana pra ti!