sexta-feira, 3 de abril de 2015

Como fazer uma horta na varanda - Parte II

Muitas vezes, quando se pensa em fazer uma horta na varanda, acha-se que é uma tarefa hercúlea, quase mágica, que nem todas as pessoas conseguem (só as que têm magia nos dedos...), as varandas têm que ser "especiais de corrida"... 
Nada disso!
Para se conseguir ter, com sucesso, alguns vegetais a crescer na nossa varanda, o segredo é: trabalho. Trabalho e mais trabalho.
Numa varanda, tal como num quintal, é preciso cuidar da horta, regar, ter atenção às pragas e bichos, ver quais são as culturas que são melhores para o nosso tipo de varanda e clima e consciencializar-nos de que iremos precisar de paciência, trabalho, carinho e não desistir! 
Quem quer realmente cultivar na varanda, terá muitas vezes que aprender com a própria experiência: tentativa, erro, nova tentativa, sucesso :) Principalmente, se não tiver experiência prévia no cultivo.

A Varanda

Quando eu tive a minha pequenina horta na varanda, as dificuldades maiores que tive foram com a varanda. Era de bom tamanho, mas muito exposta aos elementos, ou seja, quando estava calor torrava as minhas plantinhas, quando havia frio danificava tudo, quando chovia encharcava demais os vasos, enfim, uma trabalheira. Mesmo assim não desisti. Improvisei uma (espécie de) estufa, com plástico de jardim, que protegia os vasos do tempo extremo.
(Imagem Pinterest)
Quando a varanda não é abrigada, o melhor é ter algo que a proteja, seja uma estufa (como na imagem acima), uma estante que já não se use, forrada com plástico, colocar caniçado (pode-se encontrar nas lojas de  bricolagem e jardim) a forrar a varanda, ou até podem usar chapéus de chuva :)  A imaginação pode e deve ser uma boa aliada nesta tarefa.

Para quem tem uma varanda pequena, mas que mesmo assim quer ter os seus legumes à mão, saiba que existem inúmeras soluções, tantas quantas a imaginação permitir. 


(Imagem daqui)
Desde usar uma estante ou treliça cheia de vasos ou embalagens reutilizadas, até aos objectos mais inusitados, como um organizador de sapatos (imagem acima), vale tudo. O importante é a vontade de se querer ter uma horta na varanda.

As hortas verticais são uma realidade e consegue-se ter os mesmos resultados. Mesmo para quem tem uma varanda com espaço suficiente, fazer uma horta vertical é uma ideia para otimizar espaço e culturas, já que se consegue colher o mesmo, com menos espaço :)

Partilhem comigo as vossas experiências e estejam à vontade para colocar as vossas dúvidas.

* * *

Aproveito para desejar a todos vocês uma boa Páscoa e um ótimo fim de semana!

15 comentários:

Gracita disse...

Oi Catarina
Que ideia genial fazer uma horta na varanda.
Eu fiz a minha horta no quintal é bem espaço e dá para cultivar verduras legumes e frutas. Tenho de tudo um pouco. Agradeço a sua amável visita
Que a páscoa traga paz, amor, esperança e fé. Que o milagre da vida encante seu coração. Que os laços da nossa amizade se renovem e se fortaleçam no amor de Cristo. Uma feliz páscoa para vocês e os teus
Um super beijo
Gracita

CÉU disse...

Que ideia magnífica, Catarina! Há mentes brilhantes, de facto, a tua!

Agradeço a tua visita e gentil comentário.

Páscoa feliz!

Simone Felic disse...

Eu sei bem a trabalheira que dá , mas é um prazer este trabalho.
beijinhos e uma feliz páscoa.


http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

estrela disse...

eu tenho uma horta na varanda, pela 3ª vez estou a tentar ter coentros, salsa, hortelã!!
vamos ver se é desta!

O meu pensamento viaja disse...

A minha varanda minúscula está aproveitada ao milímetro!

PINTA ROXA disse...

A minha Gata não me deixa ter plantas, são todas (quase todas) comidas por ela.

Andreia Morais disse...

Não tenho varanda, porque senão estava tentada a experimentar :D
Uma ótima Páscoa para ti e para os teus.´

r: Muito, muito obrigada!
Desta vez, é simplesmente imaginação ahah
Obrigada e igualmente, beijinhos*

Bella disse...

Ideias fantasticas :) temos aloe vera e stevia na janela da cozinha e erva caril, espinafres e hortelã na varanda :) bjs

Cláudia disse...

Belas ideias =)

Tentei criar uma mini horta mas a sério, não tenho jeito.
Morreu tudo lol

Beijocas

Ex Não Vaidosa disse...

Saudações Catarina! Boa dica!!!!! Uma horta sempre vai bem! Mil beijos e abraços!

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

Aqui no Brasil, temos bases plasticas e xaxins de fibra de coco especiais para chumbar nas paredes e assim, poder plantar. Não é caro e ficam jardins verticais comestíveis muito bonitos.

Mimirabolante disse...

Adorei !!!! bjcas

Paula Alexandra Santos disse...

Eu também tenho uma horta na varanda (enquanto a horta no terreno não chega) e já me tem rendido pimentos, alfaces, tomates e morangos.
Acho que era algo que toda a gente devia ter, pois ainda se poupam uns trocos e as coisas sabem muito melhor! Bom fim-de-semana!

A Casa Madeira disse...

Ótimas opções principalmente para apartamentos com pouco espaço.
Adorei.
Janicce.

linksdistodaquilo disse...

Fantásticas ideias!
Beijo.
Nita