quinta-feira, 16 de julho de 2015

Que fazer com tanto feijão verde?

Os feijoeiros da nossa horta só agora é que estão a começar a dar algumas vagens. Apesar de estarem carregados de flor, como semeámos o feijão mais tarde, ainda vamos ter que esperar alguns dias para o provar.
Mas isso não significa que aqui por casa haja falta de feijão verde, pois já cá vieram parar vários quilos do dito (sem exagero)! Esta é uma das vantagens de viver no campo :)

Então, que fazer com tanto feijão verde? 

Entre sopa de feijão verde, salada fria e cozido, quase todos os dias o temos comido. Quando quero variar, faço esparregado de feijão verde. Peixinhos da horta confesso que nunca fiz, talvez por ser frito e eu evitar comer fritos.

Mas com tanto que temos, tem que se preparar algum para guardar e congelar. Tem sido o meu "hobby" destes dias. Cortar as pontinhas, tirar os fios (dos que tiverem) e cortar dos vários feitios para as diferentes receitas: sopa, salada fria ou cozido. Separar em sacos e congelar. 
Pode dar mais trabalho agora, mas depois pouparei tempo, na altura de o cozinhar.


As pontinhas e os fios do feijão verde, em vez de irem para o lixo, irão ser aproveitadas de várias maneiras. Normalmente, ou vão para as galinhas, ou para o caixote da compostagem. Estas foram para dentro de uma panela com água e sal, juntamente com as cascas de cenouras e de batata (bem lavadas) e uma cebola inteira. Depois de tudo cozido e coado o líquido, fiquei com um caldo de legumes, que fui usando nos cozinhados dos dias seguintes. 

E vocês, o que fazem com o feijão verde? Aceito sugestões de receitas diferentes :)

Boa quinta-feira!

22 comentários:

Andreia Morais disse...

Não façam ideias para o preparar :) sim, agora dá mais trabalho, mas depois compensa*

nat. disse...

:)

Assim é mais fácil! É um trabalho que compensa...
Não sou muito apreciadora de feijão verde... mas no próximo ano vou plantar... pode ser que ao ser "produzido" por mim, me saiba melhor!

Beijinho e bom fim de semana!

chica disse...

São lindos os feijões verdes, vários usos e são deliciosos! bjs, lindo fds! chica

Bella disse...

Xi eu adorooooo mesmo é batata cozida com feijão verde cozido :P que delícia! em casa todos adoramos feijão verde! as vezes faço com lentilhas e trigo serraceno! os restos dá para fazer um consummé de potássio (com cascas de batata, talos duros de hortaliças, cebolas e alhos) que depois bebe-se e faz super bem à saúde :) beijocas

Ex Não Vaidosa disse...

Saudações Catarina! ÉÉÉÉ esse lance de caldo de legumes iindustrializado é coisa pra preguiçoso huh? Além de ser mais saudável, você tem a vantagem de ter um caldo personalizado! Beijos e abraços!

Catarina disse...

Não deve haver feijão verde mais saboroso do que o cultivado em Portugal! Que saudades! : )

Paula Alexandra Santos disse...

Cá em casa só eu é que gosto de feijão verde de todas as maneiras, o Nuno não vai muito à bola com ele.
Geralmente uso-o na jardineira ou em sopa.
Bom fim-de-semana!
:)

Lete disse...

Ah que giro, nunca me tinha lembrado de fazer um caldo desses para usar nos cozinhados, por isso adorei a ideia!
Nunca tive muito feijão verde, morar na cidade não nos deixa ter esses prazeres, por isso acho que estás a fazer muito bem: preparar agora para teres depois! :)

CÉU disse...

Olá, Catarina!

Estás boa?
Bem, mais um texto, verde, natural, e desta vez dedicado ao feijão verde, naturalmente.
Tu és mesmo ecológica, e sabes amar e aproveitar com decência a natureza e aquilo k ela nos dá. As tuas raízes e vivências podem explicar essa tua atitude.
Olha, minha amiga, eu não gosto lá mto de feijão verde, embora, e mtoooooooooooo bem cozido o coma com peixe, de vez em qdo.
Sou alentejana, creio k já te disse, e enquanto fui miúda e depois sempre k lá ia, comias pão, mto pão, batatas e farináceos em geral, k em nada beneficiam a nossa saúde. De qualquer maneira, acho k tem de haver um equilíbrio nutricional.

Agradeço visita e comentário no meu blogue. Todas nós temos direito a uma noite assim e numa tenda daquelas, pois porque não? Só a vivi em poesia, até agora, mas pode acontecer a qualquer momento, pke o futuro é uma incógnita.
Livro? Bem, já várias pessoas me perguntaram o mesmo, e até te posso dizer k duas editoras andam a ver se me convencem, dizendo k "venderei" mto bem. Ainda não pensei nisso a sério, pke publicar um livro envolve mta gente e mto dinheiro. Eu quero, quer dizer, eu gostaria de um livro a sério e com lançamento bem badalado e requintado, mas não numa tenda. Gostaria k fosse feito num teatro de Lisboa e com espetáculo, portanto, sonhos mto altos e caros.

Bom fim de semana.
Beijinhos.

Cristina Oliveira disse...

Eu adoro as saladas agora no calor!

Andreia Morais disse...

r: A espera custa sempre mais! Muito, muito obrigada *.*

Bom fim de semana*

Anónimo disse...

Olá Catarina,
Pode ser mais trabalhoso agora, sem dúvida. Mas depois é muito mais práctico.
Adorei a dica de cozer as cascas e depois ficar com um caldo de legumes... Bem visto!...
Bjs,
Teresa C.

disse...

Regalias de quem vive no campo ou consegue, ainda que na cidade, manter práticas que requerem tempo, gosto e pouco stress. Na cidade não existe feijão verde que não venha já cortado, lavado, preparado, misturado e congelado. :P

Mimirabolante disse...

Que delícia !!!!!

Gracita disse...

Amiga pode ser trabalhoso cuidar e conservar mas na hora do uso com a praticidade feliz há de ficar com a compensação
E te digo que nunca comi feijão verde por aqui
Amigos são os companheiros para todos os momentos escolhidos para figurar em nosso coração
Você é uma dessas pessoas maravilhosas que confirmam o valor da palavra AMIZADE. Feliz “Dia do AMIGO”
Beijos
Tem selinho pra você aqui
Sonhos e Poesia

Simone Felic disse...

Aqui chamamos de feijão de vagem , adoro em saladas, mas não sei
muitas outras receitas para te indicar, mas que é uma delícia é.
beijinhos

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Zizi Santos disse...

Oi Catarina
concordo com a Simone, conheço esse feijão de vagem
Não costumamos usá-lo em sopas, mas em saladas ou cozidos
eu particularmente, gosto muito!
não aprecio os feijões secos, mas assim dessa forma na vagem
bem fresquinhos!
Catarina, estou dando um tempinho nos posts do blog, mas sempre voltarei aqui
beijinhos

Unknown disse...

Também tive um "trabalho" desses há umas semanas atrás =)
Tudo congeladinho e é uma maravilha.
Também uso nos legumes refogados, que fica um luxo com feijão verde caseirinho ;)
Eu é que aprendi essa de aproveitar o caldo das cascas - muito bom.
bj amg

O meu pensamento viaja disse...

Outra sugestão espetacular! Obrigada.
Beijo

A Gata de Saltos Altos disse...

Foi em boa hora que encontrei o seu blog! :D Obrigada pela dica.

Beijinho *

http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

Sónia disse...

Olá! Obrigada pela visita

Um prato simples que adoooooooro é cortados em tirinhas, cozidos e com ovos escalfados... O feijão verde "entranha" na clara dos ovos e fica divino. Saudades da Maria que fazia esse prato nos meus tempos de faculdade... O que ela inventava para fazer 4 jovens comer "verde" kkkkkk

Bj
Sonia
www.minhacasinhaeassim.blogspot.pt

o plano é ser feliz ❤ disse...

Gosto muito de tudo o que é reaproveitamentos! Assim vai restando mais tempo [€€€] para outras coisas :)